segunda-feira, 29 de abril de 2019

Pessoas em situação de rua têm atenção especial em Timon

 

IMG_3925
Desde 2014, a cidade de Timon conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua (Centro POP).  É um serviço destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Ele funciona conjuntamente com a Casa Cidadão, que serve como abrigo para as pessoas que estão nessa situação e atualmente atende cerca de 30 beneficiários.

No município, a rede de assistência para os moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade funciona adequadamente, uma vez que os beneficiários que usufruem dos serviços podem passar o dia no Centro Pop e dormir na Casa Cidadão. “As unidades destinam-se ao atendimento especializado de pessoas em situação de rua, com a finalidade de reintegrar os usuários em condições dignas a sociedade, através das articulações necessárias para a localização de documentação, por exemplo – já que muitas vezes perdem ou tem o documento extraviado – ofertar um espaço onde façam sua higiene pessoal, entrega de alimentação e auxílio para se inscrever no Cadastro Único e, dessa forma, poderem participar de programas sociais do governo, como Bolsa Família”, explica a psicóloga do Centro Pop, Marivete Ribeiro.

Para aqueles que são dependentes de álcool e outras drogas, a psicóloga conta que a eles é oferecido o tratamento, por meio da parceria com o CAPS AD, e em casos específicos é efetuado a internação dos usuários em casas de recuperação.  Já os usuários com transtornos mentais são acompanhados pelo CAPS; também há marcações de consultas diárias para os usuários que estão com problemas de saúde, além de encaminhamento, seja por idade ou por transtorno psíquico, para o processo de aposentadoria junto ao INSS.
IMG_3540
Outros pontos de atuação são a disponibilidade de cursos de qualificação profissional através da parceria com os CRAS, e o mais importante que é o resgate, fortalecimento e construção de vínculos interpessoais e/ou familiares. Para isso, Marivete explica que é realizado contato com toda a rede socioassintecial dentro e fora do Estado, com a finalidade de localizar os familiares dos usuários, bem como o atendimento psicológico individual e coletivo, que busca conhecer suas histórias de vida e levá-los a serem protagonistas de sua própria história, enfatizando que são capazes de recomeçar.

Estes serviços são disponibilizados pela Prefeitura de Timon objetivando que os usuários sejam retirados da condição de vulnerabilidade social, e mais especificamente da situação de moradores de rua. A equipe trabalha valores e resgate do projeto de vida. No ano de 2018, vários usuários foram reinseridos ao contexto familiar em diversos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Roraima, Piauí e no próprio Maranhão.

Centro Pop e Casa Cidadão
As unidades estão localizadas na Rua Firmino José da Silva, 640 – Parque Alvorada e funcionam a partir das 7h.(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário