Delegado Matheus Zanatta/ foto: Roberta Aline
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (30) em uma creche na zona Centro-Sul de Teresina. A Polícia informou que as denúncias são dos pais que afirmaram que seus filhos estão sofrendo maus-tratos e resistem a ir para a creche. A investigação corre em segredo de justiça.
Por conta da ação policial, os pais foram informados que não haveria aula na creche na manhã de hoje.
O delegado Matheus Zanatta, da Delegacia Geral de Polícia Civil confirmou que trata de uma denúncia de maus-tratos. Ele disse que cumpriu mandado de busca e apreensão e fizeram uma perícia no local.
"Foi feito um levantamento pericial com layout de como ocorria a denúncia para entendermos a dinâmica dos fatos", disse Zanatta.
"Alguns pais de alunos denunciaram à DPCA possíveis maus-tratos às crianças, depois que elas passaram a não querer ir mais para a escola. Eles desconfiaram e denunciaram à delegacia, que resolveu apurar a denúncia. Na operação de hoje foi feita uma perícia no local e coletado depoimentos funcionários. Outros pais também deverão ser ouvidos", disse o delegado que informou que na escola estudam cerca de 50 crianças.
Uma mãe que foi deixar hoje a filha, de 4 anos, na creche ficou surpresa com a recepção da proprietária ainda no portão, informando que não receberia as crianças, mas que segunda-feira voltaria ao normal.
Uma mãe que foi deixar hoje a filha, de 4 anos, na creche ficou surpresa com a recepção da proprietária ainda no portão, informando que não receberia as crianças, mas que segunda-feira voltaria ao normal.
“Ela disse que não dava para receber hoje porque precisava fazer uns ajustes na creche, a pedido da vigilância, mas que segunda poderia ir normalmente. Eu achei que ela estava nervosa, já esperava os pais no portão mesmo, talvez não deu tempo de avisar todo mundo por telefone”, contou a mãe, que não quer se identificar.
A mãe relata que a filha gosta do local, onde frequenta há dois anos, que nunca soube de nada que pudesse desconfiar da conduta dos funcionários. “Eu sempre pergunto à minha filha como é o tratamento lá e ela sempre fala com carinho, e se houvesse ela não esconderia porque ela fala muito”, afirmou.
Outros pais foram avisados da suspensão das aulas por telefone. “Ligaram hoje cedo dizendo que não precisava levar hoje, que aconteceu um imprevisto e não ia ter aula hoje, que na segunda-feira iam explicar o que tinha acontecido”, contou um pai de uma aluna.
Sede da DPCA/ foto: Valmir Macêdo
A equipe do Cidadeverde.com foi até a creche onde a operação foi cumprida. O local estava fechado. Os números para contato também estavam indisponíveis.
A creche funciona de segunda a sexta nos turnos da manhã e tarde e recebe crianças a partir de seis meses.
A Polícia divulgou nota sobre o caso:A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, com o apoio do GPE e Instituto de Criminalística, deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão em uma Creche de Teresina em virtude da denúncia de possíveis maus tratos às crianças.A creche recebe diariamente aproximadamente 50 crianças. A denúncia partiu de pais que descobriram que seus filhos estavam sofrendo maus tratos e estavam resistentes a quererem ficar na creche, bem como requisição do Ministério Público. O procedimento policial é sigiloso, não podendo ser dado mais detalhes sobre o caso.
Valmir Macêdo
cidadeverde.
cidadeverde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário