quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Seminário promovido pelo Partido Verde debate a sustentabilidade no Piauí

 


O Partido Verde realizou hoje (29), através da Fundação Herbet Daniel, um seminário sobre meio ambiente, de um total de quatro, sendo que, dos outros, dois já foram realizados, nos municípios de Joaquim Pires e Altos. Com mais de uma hora de atraso, por falta de energia, o evento foi realizado no Cine Teatro Assembleia. Mais de 30 municípios se fizeram representar, através de lideranças comunitárias e vereadores do Partido Verde.
A deputada Tereza Britto (PV) fez a abertura do seminário, afirmando que os palestrantes, em número de quatro, eram todos dos quadros do partido e as despesas a cargo da fundação, todas com fiscalização por parte do Ministério Público. Ela pediu desculpas pelo atraso e recomendou redução no tempo de cada expositor.
Juliana Paz foi a primeira expositora, que falou sobre as políticas públicas de proteção aos animais, ressaltando que a Constituição de 1988 já garante isso, sendo que esse direito está inserido na proteção ambiental. Ela lembrou que hoje em dia já não se vê mais com frequência pessoas matando pássaros com baladeiras ou criando-os em gaiolas.
Deocleciano Guedes falou sobre os resíduos sólidos e os riscos que eles trazem para a saúde das pessoas. Para ele, os equipamentos eletrônicos são os mais danosos, pois possuem elementos químicos que comprovadamente já mataram pessoas em escala assustadora, como na China, por exemplo. Outro alerta que ele fez foi para os plásticos, uma vez que alguns podem resistir por até 500 anos.
Luís Airton, especialista no tratamento de câncer, citou o exemplo dos índios, que conseguem viver por menos tempo em cada espaço, diversificando suas alimentação. Ele falou também sobre o aumento dos índices de suicídio em todo o munto, atribuído ao uso inadequado de determinados programas na internet.
Sobre os cuidados com a saúde, Luís Airton citou as razões pelas quais as mulheres vivem mais que os homens: elas vão com mais frequência aos médicos, a ponto de alguns maridos ciumarem. Ele recomendou maiores cuidados em fazerem as vacinações e obedecerem mais às recomendações sobe cuidados ambientais.
Repórter: Raimundo Cazé.
A Fundação Verde Herbet Daniel promoveu nesta quarta-feira (29), o seminário "O Piauí na Rota da Sustentabilidade, para betar as questões relacionadas ao meio ambiente. De um total de quatro, já são três edições do evento. Outros dois seminários já foram realizados nos municípios de Joaquim Pires e Altos.

Com mais de uma hora de atraso por conta da falta de energia, o evento foi realizado no Cine Teatro Assembleia, que estava lotado. Caravanas de 30 municípios se fizeram representar por lideranças comunitárias e vereadores.

A deputada Teresa Britto (PV) fez a abertura do seminário, afirmando que os palestrantes eram todos dos quadros do partido e que as despesas ficaram a cargo da Fundação Herbert Daniel, todas fiscalizadas pelo Ministério Público do Estado. Teresa Brito pediu desculpas pelo atraso e recomendou que houve uma redução no tempo de cada expositor.

A presidente da Comissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-PI, Juliana Paz, foi a primeira expositora e falou sobre as políticas públicas de proteção aos animais, ressaltando que a Constituição de 1988 já garantia esses direitos. A palestrante lembrou que hoje em dia já não se vê mais com frequência pessoas caçando pássaros com baladeiras ou criando esses animais em gaiolas.

O professor Deocleciano Guedes falou sobre os resíduos sólidos e os riscos que o armazenamento desses venenos representam para a saúde das pessoas. Para Deocleciano, que é ambientalista, os equipamentos eletrônicos são os mais danosos, pois possuem elementos químicos que comprovadamente já mataram pessoas em escala assustadora, como na China, por exemplo. Outro alerta que ele fez foi para os plásticos, uma vez que alguns podem resistir por até 500 anos sem se decompor, poluindo o mar, o solo, a natureza.

O médico Luís Airton, presidente da Fundação Maria Carvalho e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Cirurgia, citou o exemplo dos índios, que conseguem viver diversificando a alimentação.

Luis Airton também advertiu sobre o aumento dos índices de suicídio em todo o mundo, atribuindo alguns dos casos ao uso inadequado de programas e sites na internet.

Sobre os cuidados com a saúde, Luís Airton citou as razões pelas quais as mulheres vivem mais que os homens: elas vão com mais frequência aos médicos. O especialista recomendou maiores cuidados em fazerem as vacinações e obedecerem mais às recomendações sobe cuidados ambientais.

Por fim, o advogado Norberto Campelo, ex-presidente da OAB-PI, abordou as mudanças na legislação eleitoral com a minirreforma política por contra da Lei nº 13.488/2017 

Raimundo Cazé -

Nenhum comentário:

Postar um comentário