A execução do Programa Criança Feliz em Timon já foi destaque em publicação internacional
O desenvolvimento infantil integral na primeira infância sempre foi uma das maiores prioridades da Prefeitura de Timon e em 2017 ganhou reforço com a adesão ao Programa Criança Feliz (PCF), que atende crianças de 0 a 6 anos. Atualmente 1000 famílias são atendidas e acompanhadas pelo programa no município.
A atuação do PCF é realizada por meio de visitas aos lares das famílias pelos visitadores que integram a equipe do programa, oferecendo um atendimento especializado, a fim de ajudar no desenvolvimento e bem-estar dessas crianças. Os visitadores exercem um papel fundamental na identificação de demandas e articulação intersetorial para facilitar o acesso das famílias aos serviços e direitos e são mediadores dos CRAS.
No município, a coordenação do PCF, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), preza pelo bom atendimento, cumprimento das metas e realiza capacitações e reuniões frequentes com a equipe. Esses esforços resultaram no reconhecimento pela revista internacional “Da ciência à prática – Os programas de apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina”. A publicação fez um levantamento sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças e dos programas que são referência na América Latina. No Brasil, o destaque foi o PCF, e dentro do Maranhão apenas dois municípios foram destaque, sendo Timon um deles.
O sucesso do Programa em Timon se deve também às atividades socioeducativas realizadas durante as visitas e nas ações dentro dos CRAS, como a oficina de brinquedos realizada para as mães e cuidadores, visando estimular o fortalecimento dos vínculos do cuidador com a criança e a possibilidade de dar às crianças acesso à afetividade. Outro fator é o estímulo à leitura: em 2018, o PCF foi beneficiado com 1500 livros infantis pela Fundação Itaú Social, e cada família cadastrada recebeu um kit com dois livros infantis por cada criança inscrita.
A secretária da SEMDES, Rosário Leal, destaca que o fortalecimento e integração dos serviços, benefícios e das políticas dentro do programa e das ações da secretaria continuarão sendo feitos, contribuindo assim para um futuro melhor para essas crianças.
O programa
O Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, abrangendo também a atenção à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
Tem como público prioritário: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, que possuam o NIS; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC; e crianças de até 6 seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário