por
Mais de 300 casos de sífilis congênita foram registrados somente este ano na região metropolitana de São Luís, mais da metade foram contabilizados na capital maranhense. A doença que, é transmitida de mãe pra filho durante a gestação, pode provocar uma série de complicações e já é considerada uma epidemia.
Nos últimos 5 anos, mais de 2.800 casos foram registrados de sífilis adquirida, em gestantes e congênitas. A sífilis congênita aumentou cerca de 60% nos últimos dois anos, de acordo com o relatório epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. De 2014, até metade do ano passado, mais de 50 crianças menores de 1 ano morreram devido à sífilis congênita.
Para o Departamento de Atenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais do Estado, o crescimento é uma consequência do tratamento não finalizado pelas pacientes, que hoje é disponibilizado nas unidades básicas de saúde. Uma gestante com sífilis deve tomar, pelo menos, três doses da penicilina, em um intervalo de 7 dias. até 30 dias antes do parto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário