quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Educar Pra Valer faz nova formação para a rede municipal de educação de Timon

 

EA9A0785
A equipe de formação do programa Educar Pra Valer está novamente em Timon, realizando uma formação para os gestores das escolas da rede municipal que possuem o 5º ano do Ensino Fundamental e cujos alunos realizarão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Educar Pra Valer é um programa da Associação Bem Comum, uma organização sem fins lucrativos, em parceria com a Fundação Lemann. Em Timon, o programa começou a ser implementado neste ano para os alunos do 2º e do 5º ano do Ensino Fundamental.

As formações, que estão ocorrendo desde terça-feira (1º) e encerram nesta quarta (02), são voltadas para orientar como os gestores e professores devem organizar a rotina dos alunos nos dias que antecedem a aplicação das provas, que estão previstas para o período de 21 de outubro a 1º de novembro. Para um maior aproveitamento da formação e para um atendimento mais direcionado, os gestores foram separados em seis grupos, divididos de acordo com as coordenações setoriais.
EA9A0787
Das escolas da rede municipal, devem fazer a prova 2.316 alunos do 5º ano, de 78 turmas, e mais 2.120 alunos de 69 turmas do 9º ano, contando zona urbana e rural.

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses índices estão descritos e organizados de modo crescente em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática para cada uma das etapas avaliadas. As escalas funcionam como apoio para a interpretação dos resultados do Saeb – que, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Dentre as orientações repassadas, uma das mais relevantes é a importância da mobilização dos alunos para o dia da realização das provas, pois somente as escolas que tiverem o mínimo de 80% da frequência nas provas terão divulgadas suas notas do IDEB e são esses dados que ajudam o município a avaliar como está a educação na rede”, ressalta Francisca Lima, coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed).(Assessoria)
EA9A0786

Nenhum comentário:

Postar um comentário