Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com
A Secretaria de Segurança Pública deu mais um passo no projeto que prevê o fechamento de delegacias em Teresina durante o período noturno para destacar policiais civis para operações de investigação. De acordo com a Delegacia Geral, a pasta aguarda a contratação de uma empresa de vigilância que cuidará da segurança física das unidades à noite.
O projeto prevê o fechamento de 10 delegacias durante o período noturno para destacar cerca de 80 policiais civis para a função operacional.
A previsão é que a medida, segundo a SSP, comece no início de 2020. A escolha das unidades se deu após um estudo técnico que analisou a demanda de unidades de polícia civil da capital.
De acordo com o delegado-geral, Luccy Keiko, a intenção é otimizar o efetivo policial em determinados turnos. "No entanto, essas dez delegacias continuariam funcionando de segunda-feira à sexta-feira no horário de 7 às 19h, horário eficiente, sendo que após às 18h praticamente só o boletim (de ocorrência)”, informou.
De acordo com levantamento da Segurança, de janeiro até novembro deste ano cerca de 500 mil pessoas foram atendidas nas delegacias.
Com o fechamento dos distritos, a Polícia Militar continuará a realizar os termos circunstanciados de ocorrência (TCO).
O estudo foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Administração (Sead) que fará o processo de contratação da empresa responsável pela segurança da estrutura das delegacias no período em que estiverem fechadas. “Já era para ter iniciado. A pendência está apenas na questão da vigilância dos prédios”, afirmou o secretário de Segurança, Fábio Abreu.
As unidades não foram divulgadas oficialmente. Fábio Abreu adiantou ao Cidadeverde.com que uma das delegacias fechadas durante à noite pode ser o 24º Distrito Policial no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina.
Na época em que o estudo de viabilidade foi divulgado, o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) se manifestou contrário ao fechamento e apontou que a medida afeta a segurança pública e sucateia a polícia.
Delegacia Eletrônica
Na gestão do delegado Lucy Keiko, a Delegacia Eletrônica irá registrar BOs como roubos e furtos sem necessidade da vítima se deslocar, imediatamente, a delegacia.
Valmir Macêdo
cidadeverde
cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário