por
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), declarou hoje (3), que “já é tempo” de os parlamentares aprovarem uma proposta de emenda impositiva no estado.
O comunista foi o entrevistado do Bom Dia Mirante, da TV Mirante, nesta segunda-feira, quando o Legislativo estadual retoma os trabalhos em plenário.
“A minha avaliação é que de fato já é tempo de aprovar a emenda impositiva e nós acreditamos que este ano a PEC que aborda esse assunto passe na Assembleia Legislativa e que comece a valer a partir de 2021. Eu considero muito provável que este ano a gente aprove a emenda impositiva”, disse.
Segundo Othelino, já existem três propostas que tratam sobre as emendas impositivas na Assembleia.
“Temos dois ou três propostas sobre a emenda impositiva na Assembleia e eu acredito que os textos deverão ser reunidos em uma proposta única”, destacou.
Na prática, a emenda impositiva garante aos parlamentares estaduais o direito de destinar recursos estaduais para municípios ou áreas que considerarem prioritárias, atendendo às demandas da população.
Com um dispositivo como esse aprovado, o governo é obrigado a executar as emendas apresentadas.
A chamada PEC da Emenda Impositiva altera o artigo 137 da Constituição Estadual, que no inciso 7º passaria a vigorar com o seguinte texto: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de um inteiro e cinco décimos por cento da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde. E pelo inciso 8º “é obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o inciso 7º”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário