quarta-feira, 1 de julho de 2020

Artesãos de Timon participam de curso para minimizar os impactos gerados pela Covid-19 e manter as vendas ativas

 

  
Diante do cenário imposto pela pandemia de coronavírus, o Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Timon vem trabalhando, de modo a contribuir com os mais diversos seguimentos da economia e ofertam gratuitamente curso na modalidade a distância (EAD), visando dar continuidade às ações de qualificação e capacitação profissional, durante o período de isolamento social. O curso on-line faz parte do programa “Mais Qualificação e Turismo EAD”, voltado para trabalhadores que produzem e comercializam artesanato.
De acordo com Junior Bacelar, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (SEMDEST) o curso é de nível técnico e qualifica os artesãos para vendas na internet e foca no empreendedorismo individual. Com carga horária de 20horas, o curso on-line é ministrado em todo o Maranhão.

"É com grande entusiasmo que nós da prefeitura, através da SEMDEST, em parceria exitosa com o governo do estado, trabalhamos juntos e entendemos que mesmo com o isolamento imposto pela Covid-19, devemos contribuir com a orientação, qualificação das pessoas, para que se adequem ao novo normal, de como vender seus produtos, seus serviços através da internet", destaca Barcelar.
Há cinco décadas criando peças decorativas de crochê, a artesã Francisca das Chagas do Nascimento, carinhosamente chamada de professora Negona, nunca vendeu seus trabalhos através de mídias sociais.
  "Antes eu vendia para as amigas,  nas feiras feitas pela SEMDEST e na loja Artes de Timon, no Cocais Shopping. Agora já pensamos em criar uma loja virtual", disse.
O curso irá possibilitar ao artesão direcionamentos inteligentes, criativos e inovadores para vender sua produção por canais diferenciados durante a pré-venda, venda e pós-venda. Estima-se que com essas ações, os artesãos possam obter uma visão mais estratégica e criativa para vender em tempos de crise.
No vocabulário da artesã Socorro Carneiro, não existia palavras como: e- commerce  e nem vendas por whatsapp.
  "Antes do curso eu vendia minhas bolsas só para as amigas. Mas só agora comecei a divulgar pelo whatsapp e outras mídias", disse.

O artesanato sempre esteve entre as pautas prioritárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo.
  "Esse curso foi de grande importância, porque ele agregou mais conhecimentos na área de técnicas e vendas de artesanato, como também na área do empreendedorismo", destaca Socorro.(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário