terça-feira, 1 de setembro de 2020

Unale lança campanha 'Estamos conectados com você' de prevenção ao suicídio

 

 

Com o objetivo de prevenir os casos de suicídio nos estados brasileiros, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, promove a partir desta terça-feira (1º de setembro) a campanha “Estamos conectados com você” como parte do Setembro Amarelo.

A ação da Unale será promovida nas redes sociais da entidade, em busca da disseminação de informações de combate à depressão e ao suicídio.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno e abuso de substâncias, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a  ABP organiza nacionalmente o Setembro Amarelo desde 2014, como forma de prevenção e combate ao suicídio. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.



Prevenção ao Feminicídio

No mês de agosto, a Unale promoveu uma outra campanha também de valorização da vida, para prevenir e combater o feminicídio e todo tipo de violência contra a mulher.

No Brasil, dados do último boletim do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostraram que o feminicídio teve um aumento de 22% entre março e abril deste ano, decorrente do início do período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. Os números de feminicídio dispararam, saltando de 117 em 2019 para 143 casos até o momento.

Pelo levantamento do FBSP, em 12 estados brasileiros, o estado do Acre foi onde os casos de feminicídio mais cresceram. Um triste aumento de 300% dos casos reportados. No Maranhão, primeiro estado a declarar o lockdown (bloqueio total), o aumento foi de 166, 7% e no Mato Grosso, de 150%.


Fonte: Unale - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário