Celso Serra
Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, transcorreu o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, em homenagem aos milhões de seres humanos que foram torturados e mortos nos campos de concentração da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os nazistas principiaram assassinando pessoas que tinham deficiência mental ou física e opositores do governo. Daí, passaram a assassinar grupos sociais que rotulavam “inferiores”, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová, ciganos e judeus.
NÚMERO ASSUSTADOR – A maior parte das pessoas assassinadas eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente nos países ocupados pelos nazistas. Mais de seis milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto. Número assustador.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
O dia 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal e mais cruel do regime nazista contra seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário