quarta-feira, 31 de março de 2021

Corpo de professor morto a facadas é localizado às margens de rio em Barras

 

 

Foto: Sampaio/GAV GRUPO DE RESGATE VOLUNTÁRIO DE BARRAS

 

O professor Marcílio Augusto Borges Nascimento foi encontrado morto a facadas às margens do rio Marataoan, na cidade de Barras. O corpo estava localizado a aproximadamente 100 metros do carro da vítima, que estava com marcas de sangue no interior. Populares que encontraram o corpo acionaram a Polícia Militar e o Grupo de Resgate Voluntário de Barras (GAV). Um canivete foi apreendido. 

Ao Cidadeverde.com, a equipe do GAV informou que a equipe foi acionada por volta das 9h desta quarta-feira (31). O professor trabalhava na cidade de Batalha e a placa do veículo é do município de Luzilândia. 

“Ele apresentava várias perfurações por arma branca. O GAV fez o isolamento da área junto com a Polícia Militar. Tinha um comprovante de residência no veículo. A família fez o reconhecimento do corpo, que seria um professor de Batalha, Marcílio Augusto”. A Polícia Civil de Barras está no caso. 

A Perícia Criminal e o Instituto de Medicina Legal estiveram no local. O carro e o canivete apreendidos vão passar por perícia. Não há informações de suspeitos ou prisões.

O canivete estava a 50 metros do corpo. Outros objetos também foram apreendidos para identificar a autoria do crime. 

 


Aguarde mais informações

 

Carlienne Carpaso
  cidadeverde 

Detran prorroga validade de CNH e prazos de registro e infrações

 

 

A direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) prorrogou, por tempo indeterminado, os prazos de processos e de procedimentos relacionados aos serviços de habilitação de condutores, registro de veículos e autuações de trânsito. A solicitação do Detran-PI ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi confirmada pela portaria nº 218/2021 divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como uma medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a portaria, ficam prorrogados os seguintes prazos:

1 – Renovação das Carteiras de Motoristas (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), e Permissão Para Dirigir (PPD) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta portaria (29 de março de 2021);

2 – Registro e Licenciamento de Veículos novos adquiridos desde 5 de março de 2021;

3 – Efetivação da Transferência de Veículos adquiridos desde 18 de fevereiro de 2021;

4 – Datas para apresentação de defesa prévia, recurso de multa, e indicação de condutor encerrada desde 22 de março de 2021.

Todos os prazos do âmbito de habilitação citados na portaria foram prorrogados para fins de fiscalização, e as medidas adotadas têm aplicação no âmbito nacional. Nessa mesma linha, todas as informações contidas nos documentos de habilitação, incluindo até mesmo os cursos especializados, permanecem válidas.

A portaria terá validade por tempo indeterminado, sendo a revogação da mesma realizada no momento em que o Detran confirmar a volta dos prazos desses serviços de acordo com a contenção da pandemia da Covid-19 no estado. Após a revogação, o Contran deverá emitir outra portaria estipulando prazos específicos para a regularização das renovações de habilitação, registro de veículos e autuações de trânsito.

 cidadeverde 

Juiz que mandou soltar o próprio filho diz que está sendo "injustiçado"; assista vídeo

 

 

Vídeo cedido pelo site JC24horas/ entrevista com o juiz Noé Pacheco 

O juiz Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara da Comarca de Floriano, determinou a soltura do próprio filho, que foi preso em flagrante após bater em uma motociclista. O teste do bafômetro aplicado pela Polícia Rodoviária Federal apontou 0,84 mg/l de álcool, o que já indica embriaguez.

Na sentença, expedida na última segunda-feira (29), o magistrado reconhece seu impedimento legal de julgar o filho. No entanto, argumenta que o juiz substituto estava de férias e, não havendo previsão legal para designar outro magistrado para o caso, somente o Tribunal de Justiça do Piauí poderia resolver.

"O que certamente levará tempo, acarretando demora injustificada na defesa do autuado", diz a sentença.

O filho do juiz, o estudante de direito Lucas Manoel Soares Pacheco, 20, foi preso por volta das 22h de segunda-feira (29) após se envolver em um acidente na avenida Santos Dumont, em Floriano. Ele, que dirigia, um carro Nissan Kisks bateu na motociclista —a polícia não informou mais detalhes do acidente.

De acordo com o auto de prisão em flagrante da polícia, Lucas Pacheco fugiu do local. O namorado da vítima, que viu a cena, o perseguiu em uma moto e conseguiu interceptá-lo. A reportagem não conseguiu ouvir Lucas Pacheco nem o namorado da vítima. Segundo a polícia, a mulher teve ferimentos leves.

O magistrado concedeu liberdade provisória sem pagamento de fiança, alegando que o filho não possui renda própria.

O magistrado disse que sabe os riscos que está correndo ao expedir a decisão, mas precisava preservar a integridade física do filho.

“Meu filho vem recebendo tratamento psicológico desde o ano passado. Na condição de juiz de execuções penais em Floriano coloquei muita gente na cadeira e dei alvará de soltura, eu temia pela segurança do meu filho junto aos outros presos na delegacia”, disse o juiz.

O magistrado afirma que já enviou vários ofícios a Secretaria de Segurança do estado pedindo providências sobre a precariedade das condições da delegacia de Floriano.

Carvalho disse ainda que está sendo “injustiçado”, que o filho tem bons antecedentes criminais e que não havia risco à segurança pública.

“Eu estou muito chocado. Já entramos em contato com a vítima e não há nenhuma aresta e eu lamento que o fato tenha tido toda essa repercussão. Estou de consciência tranquila e faria tudo de novo.”

Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí, Celso Barros Neto condenou a decisão do juiz e classificou como “injustificável”. “Há um princípio universal, o juiz não pode exercer jurisdição em nenhuma hipótese. Se flexibilizar, há privilégios”.

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí informou em nota que irá analisar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

 

Yala Sena
 cidadeverde 

Lei dá brecha para concurso com 221 vagas na Universidade do Delta

 

 

Por Francy Teixeira.

Aguardando a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 266/20, do Senado, que permite a contratação de pessoal para determinadas instituições federais, dentre as quais, a Universidade do Delta do Parnaíba, localizada no litoral piauiense, abre a brecha para a realização de concurso público com 221 vagas. 

O indicativo se dá pelo fato de que a lei Nº 13.651, de 2018, que autorizou o desmembramento da UFDPar da Universidade Federal do Piauí prevê 221 cargos efetivos na instituição de ensino superior, englobando assistentes administrativos, técnicos em audiovisual, técnicos em arquivos, assistentes sociais, economistas, pedagogos, psicólogos, jornalistas, dentre outros. 

A lei foi aprovada pelo Congresso e agora resta a sanção do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Pablo Valadares)

A lei foi aprovada pelo Congresso e agora resta a sanção do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Pablo Valadares)

A lei também prevê 320 cargos de direção, englobando funções gratificadas e funções comissionadas. 

O novo dispositivo autorizado pelo Congresso Nacional abre uma exceção à proibição determinada pela Lei do Programa Federativo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Além da Universidade do Delta, outras cinco instituições no país obtiveram a autorização especial.

Wilson Martins: Pronto para seguir com Wellington Dias

 

 

O retorno do PSB de à base do governo de Wellington Dias (PT) deixou o campo dos boatos e rumores e entrou na esteira da realidade. Segundo o ex-governador Wilson Martins, presidente estadual da sigla, o cenário nacional está reaproximando seu partido da gestão petista com objetivo de sobreviver às eleições de 2022. Ele revela que o convite foi feito pelo próprio Wellington, antes mesmo do ex-presidente Lula voltar a ser elegível, mas que esse fato, agora, reforça o caminho.

Ele está voltando para o grupo político de Wellington Dias; o trator de Wilson Martins encosta no Palácio de Karnak na próxima semana (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A informação sobre a ida do PSB para o governo passou a circular após o senador Ciro Nogueira convidar o empresário João Vicente Claudino (PTB) para se filiar ao Progressistas. Sendo presidente de um partido da base e falando à imprensa que tem “muita chance” de ir para a oposição, JVC parece ter forçado uma reação imediata de Wellington na imprensa.  

Em entrevista concedida ao Política Dinâmica, Martins ainda ter dúvidas sobre uma candidatura de Ciro Nogueira (PP) ao Governo do Estado nas próximas eleições e não enxerga viabilidade numa terceira via encabeçada pelo prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB). Por outro lado, garante que sua presença no governo pode aproximar Estado e Município.

Convite de Wellington a Wilson seria reação a convite de Ciro a JVC? (foto: divulgação)Convite de Wellington a Wilson seria reação a convite de Ciro a JVC? (foto: divulgação)

O ex-governador revela que vários amigos em comum entre ele e Wellington estavam há algum tempo buscando esse entendimento, mas que sua relação é direta com o petista. “Entre Wellington e eu não tem intermediários. O convite partiu dele mesmo”, afirma.

Ou seja, o “trator” já saiu da oficina, está na lanternagem e logo logo vai abastecer o tanque — sem se preocupar com o ICMS — dentro da gestão de Wellington Dias para rodar todo o Piauí. A política é ou não é dinâmica? (Por: Marcos Melo)

 

Internauta cobra posicionamento da ACP sobre decretos do Governo do Piauí

 

 

Associação Comercial e Industrial de Parnaíba se cala diante dos decretos do Governo do Estado
Com o título acima, o radialista Nunes Araújo publicou numa rede social questionamentos sobre o silêncio da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, sobre os decretos do Governo do Piauí, cujas consequências em muito prejudicam os comerciantes. Eis o texto publicado:
“Fundada em 1917 e com mais de um centenário de atuação a Associação Comercial e Industrial de Parnaíba já não é mais como era antes. Em meio à pandemia a entidade que abriga os maiores comerciantes da região norte do Piauí está calada diante das ações que o Governo do Estado do Piauí pratica a cada decreto publicado ao fechamento do comércio.
A instituição que é comandada por um comerciante o empresário Carneiro Junior, nunca se manifestou contra o fechamento do comércio em Parnaíba e região e nem sequer apresentou junto ao governo alguma medida a fim de manter o comércio aberto e a preservação dos empregos. A entidade que sempre lutou pela classe empresarial em outros mandatos de presidentes agora se cala parecendo apoiar as medidas de cerceamento aos empresários de terem seus comércios abertos.
Ao visitar o porto das barcas onde fica a sede da ACPAR apenas é possível ver o SCPC funcionando e emitindo consultas de negativação do CPF mediante pagamento. O local nunca mais foi o mesmo parecendo até estar abandonado, uma pena uma instituição que tanto serviu à cidade de Parnaíba está hoje afundada e perdida sem rumos”.

Meta é zerar a fila por atendimento em UTI, diz Wellington

 

 

O governador Wellington Dias falou na manhã desta quarta-feira, 31, da situação do Piauí no enfrentamento à Covid-19 e disse que há estabilidade, mas num patamar elevado e que o número de óbitos continua em alta. 

Governador Wellington Dias em coletiva (Foto: Paulo Barros)

Governador Wellington Dias em coletiva (Foto: Paulo Barros)

No Piauí, Wellington Dias ressalta que as pessoas são atendidas. No entanto, há pacientes que precisam de atendimento específico de UTI. “Elas recebem atendimento, têm respiradores, mas elas precisam de UTI”, diz o governador, enfatizando que o objetivo é zerar a fila por atendimento em UTI.

O governador destacou que os decretos com medidas restritias até o dia 4 de abril são para reduzir a circulação de pessoas e diminuir a transmissibilidade. São medidas necessárias para que as pessoas fiquem em casa neste período da Páscoa para barrar a transmissibilidade.

“Estamos com toda rede de atenção básica, com equipes se empenhando em localizar quem está infectado bem no início para que tenhamos condições de garantir tratamento adequado e monitorar quem esteve em contado com alguma pessoa infectada”, disse.

Na coletiva, o governador falou do diálogo que vem mantendo com o PSB e disse que, em nível nacional, há essa aproximação entre PT e PSB.(MN)

 

Henrique Pires discute projetos dos hospitais da Mulher e do Idoso de Teresina

 

 
31/03/2021 13h02

O deputado estadual Henrique Pires (MDB), presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, participou, na manhã desta quarta-feira (31), de uma reunião técnica com o setor de Engenharia da Fundação Municipal de Saúde.

Durante a reunião, foi discutido o projeto da construção do Hospital da Mulher e Hospital do Idoso de Teresina, que serão prioridades na gestão do prefeito José Pessoa Leal (MDB).

As obras serão realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, explica o parlamentar.

Assessoria parlamentar -

Franzé Silva debate a criação de sistema para recenseamento de pessoas com deficiência

 

 

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí (Seid), em parceria com o deputado estadual Franzé Silva (PT), realizou, nesta quarta-feira (31), reunião virtual para tratar sobre a viabilidade de criação de sistema, por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), para realização do recenseamento sobre as pessoas com deficiência no Estado.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Piauí carece do recenseamento, uma vez que, pelo fato de o último censo realizado pelo IBGE datar de 2010, uma década atrás, há dificuldade de informações mais precisas sobre a situação de vida das pessoas com deficiência, prejudicando o desenvolvimento e execução de programas e ações para esse público.

“O novo censo irá nos auxiliar nas ações e projetos para melhorar a vida das pessoas com deficiência no nosso Estado. O objetivo da reunião, portanto, é pensar um programa que nos dê condições de fazer o recenseamento e cadastramento de informações desse público, sabendo onde estão, quem são, se recebem algum benefício, qual idade, entre outros dados”, explicou Mauro Eduardo.

O deputado Franzé Silva – autor da lei estadual que garante a pessoas com deficiência no Piauí prioridade na vacinação contra Covid-19 (Lei Nº 7.476 /2021) – observa que, quando da execução dessa lei, o recenseamento se mostrou mais necessário, de modo a garantir ao Estado, informações claras sobre a situação desse público em todos os municípios.

“Um programa de recenseamento, por meio da ATI, sobretudo em meio à pandemia que estamos vivenciando, nos dará segurança sobre o quantitativo e qualitativo das pessoas com deficiência, de modo que poderemos expandir projetos e ações e assegurar a implementação de políticas públicas direcionadas. O censo nos dará, portanto, essa visão para um instrumento de política direcionada”, ressalta Franzé.

A promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo, da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, destaca que a iniciativa “é extremamente importante, pois não há como fazer política pública sem conhecer o público que necessita dessa política. Só com o censo, poderemos trabalhar a vacinação da pessoa com deficiência, a inserção mercado trabalho, reabilitação, transporte, educação etc”.

O diretor da ATI, Antônio Torres, explica que a Agência está estudando a criação de plataforma rápida e acessível, para que as pessoas possam preencher as informações com a maior quantidade de dados possível. “Essa é uma ideia maravilhosa, pioneira. A ATI está, portanto, colaborando com essa parceria e vamos criar a plataforma de um site mais rápida e acessível, para executarmos de forma adequada”.


Assessoria parlamenatar - 

Aprovado projeto que cria a campanha "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica"

 

 

Waldemar TER / Agência Assembleia

 Na sessão de terça-feira (30), foram aprovados três projetos de autoria da deputada Daniella Tema (DEM), sendo um deles o de número 263/20, que cria a campanha "Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, no Maranhão. O projeto obriga as farmácias a exporem um cartaz da campanha no estabelecimento.

O PL prevê que as farmácias deverão aderir à campanha conforme o procedimento estabelecido pela Associação de Magistrados do Brasil. Quem não cumprir poderá ser multado em R$ 1.000,00.

Dia Estadual das Comunidades Terapêuticas

O segundo projeto é o de número 056/20, que institui o “Dia Estadual de Apoio às Comunidades Terapêuticas” no Maranhão. Conforme a matéria, a data será celebrada, anualmente, no dia 20 de abril, fazendo parte do Calendário Oficial Estado do Maranhão”.

Semana sobre alergia alimentar

O terceiro projeto de autoria da parlamentar é o de número 574/19, que cria a “Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre Alergia” no Estado do Maranhão, a ser realizada, anualmente, na terceira semana de maio.

“Durante esse período, conforme o PL, serão realizadas palestras, seminários, mesas de debates, ações em escolas e outros lugares de concentração de pessoas, com o objetivo de alertar a população maranhense sobre a existência de alergias, sua prevenção e tratamento médico, bem como outras ações educativas e conscientizadoras”, diz o projeto.

Aprovado projeto que impõe sanção a quem burlar fila da vacina contra a Covid-19

 

 

Andressa Valadares / Agência Assembleia

 Kristiano Simas / Agência Assembleia
Aprovado projeto que impõe sanção a quem burlar fila da vacina contra a Covid-19
Yglésio é autor do PL que dispõe sobre aplicação de sanção administrativa à pessoa que se sobrepuser na ordem definida para os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão remota de terça-feira (30), o Projeto de Lei 050/2021, de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS), que dispõe sobre a aplicação de sanção administrativa à pessoa que se sobrepuser na ordem definida para os grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. A matéria segue para sanção governamental.

O PL tem como objetivo garantir aos maranhenses o direito à manutenção da ordem de vacinação dos grupos prioritários contra o coronavírus, impondo sanções àqueles que furarem a fila da imunização.

Conforme o projeto, são passíveis de penalização o agente público responsável pela aplicação do imunizante, bem como seus superiores hierárquicos, caso comprovada a ordem ou consentimento, além da pessoa vacinada ou seu representante legal.

Caso seja comprovada a infração do agente público, será aplicada multa de até R$ 20 mil e ele deverá ser afastado de suas funções. No caso da pessoa imunizada irregularmente, a multa poderá chegar a até R$ 10 mil.

Em sua justificativa, o deputado Dr. Yglésio ressaltou que o cumprimento dos requisitos é imprescindível para que o Estado proteja a população e, por isso, é necessário coibir, rechaçar e punir quem se sobreponha à ordem cronológica definida.


Homem é morto com 6 tiros no meio da rua em Belém

 

 

O crime aconteceu no bairro da Cremação no começo da manhã desta terça-feira (30).

 -  Autor: Diario Online

    

Homem levou seis tiros
 Homem levou seis tiros | Reprodução

Moradores do bairro da Cremação acordaram na manhã desta terça-feira (30) ouvindo barulhos de vários disparos de arma de fogo. 

Por volta das 5h30, um homem, ainda sem identificação, foi baleado várias vezes quando passava pela avenida Alcindo Cacela, entre as passagens Umariz e Mucajás. Ao todo, a vítima teve seis perfurações de balas.

De acordo com testemunhas, um carro parou próximo ao homem quando ele passava na via. Em seguida, os disparos foram efetuados

O corpo já foi removido pelo IML.

Quadrilha que tentou matar policial é presa na BR-316

 

 

Criminosos cometeriam roubo a empresário de Benevides; quatro foram detidos e três mortos durante troca de tiros

 -  Autor: Agência Pará

    

Criminosos são acusados de roubos e tentativa de homicídio contra agente de segurança pública em Marituba
 Criminosos são acusados de roubos e tentativa de homicídio contra agente de segurança pública em Marituba | Via WhatsApp

Quatro homens foram presos, nesta terça-feira (30), pelos crimes de associação criminosa e tentativa de homicídio contra agente de segurança. A prisão foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), no km 18 da BR-316, em frente a um condomínio em Marituba. 

“Recebemos denúncia de que um grupo de criminosos, que já vinha sendo investigado pela prática de crimes de roubo à residência, iria roubar um empresário na cidade de Benevides, na madrugada desta terça-feira, e que estariam em carros do modelo Siena a caminho da casa da vítima”, contou o delegado Augusto Potiguar, titular da DRFR.

Durante a realização da barreira policial, os veículos suspeitos foram avistados, sendo ordenado que parassem e seus ocupantes descessem. Em ato contínuo, os ocupantes dos veículos desceram dos carros com armas de fogo e efetuaram disparos contra os agentes policiais, enquanto corriam em direção a uma área de mata que margeia a via pública.

Os Policiais Civis foram obrigados a repelir a injusta agressão com disparos de arma de fogo. Três suspeitos foram baleados e encaminhados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, para atendimento médico, mas evoluíram a óbito. 

Outros quatros suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados para Unidade Policial para procedimentos penais.

Durante o interrogatório, os presos confessaram que iriam praticar roubo a residência em Benevides, onde iriam subtrair cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Crimes praticados em momentos anteriores também foram confessados.

Polícia desarticula organização criminosa e oito são presos

 

 

A ação teve como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas e outros crimes correlacionados, como roubos e homicídios

   Autor: Agência Pará

    

Imagem ilustrativa da notícia Polícia desarticula organização criminosa e oito são presos
 | Ascom/PCPA

APolícia Civil do Pará prendeu oito pessoas durante a “Operação Santidade”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (31), em Rondon do Pará, sudeste do Estado. A ação teve como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas e outros crimes correlacionados, como roubos e homicídios, ocorridos no município. A operação teve o apoio da Polícia Militar. 

“O êxito é mais um duro golpe das forças de segurança ao tráfico de drogas na região. Estamos atuando de forma eficaz e, desde o início deste ano, outras prisões relacionadas a esses crimes foram efetuadas, diminuindo os índices de violência, principalmente os homicídios, furtos e roubos”, afirmou o superintendente regional do Sudeste do Pará, delegado Thiago Carneiro.

A investigação teve início através do Disque Denúncia 181 e, após intenso trabalho investigativo e instauração de inquérito policial, a Justiça local expediu seis mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos nesta manhã.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foi possível efetuar oito prisões em flagrante, em desfavor de sete homens e uma mulher, dentre eles, um foragido do sistema penitenciário. 

Na operação, também foram apreendidos 07 aparelhos celulares, 01 smart TV, 01 cordão, 45 petecas de crack, 02 petecas de maconha, outras duas porções das mesmas substâncias, além de uma quantia de R$ 1.653,80 em espécie proveniente da venda de entorpecentes. 

Os presos foram encaminhados à unidade policial do município, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Após procedimentos cabíveis, todos ficarão à disposição da Justiça.

Denúncia - A PC ressalta a importância das denúncias via Disque Denúncia 181 para que crimes como esses possam ser elucidados e combatidos. O sigilo é garantido.