quinta-feira, 27 de maio de 2021

Teresa Brito faz novas denúncias sobre o descaso do Estado com a Saúde

 

 

 

A deputada estadual Teresa Britto (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado durante a sessão plenária desta quarta-feira (26), para falar novamente sobre a situação da saúde no Estado. Segundo a parlamentar, o municípios não tem como arcar com as despesas dos Hospitais de Pequeno Porte e que o Governo do Estado não está repassando os valores do cofinanciamento.
“Eu analisei toda a documentação de quando esses hospitais foram repassados aos municípios com a promessa de que melhorariam a saúde em suas e de que o Governo do Estado iria repassar 50% dos recursos para manter esses hospitais e os demais seriam oriundos seriam pagos pelo Ministério da Saúde, mas em resumo o que aconteceu foi que o Cofinanciamento assinado pelo Governador nunca teve os valores atualizados. Porém o mais grave é que, mesmo defasados, não estão sendo pagos pelo Governador Wellington Dias e os hospitais estão praticamente fechados, sem condições de funcionar
Teresa Britto pediu então que os Prefeitos do municípios que devolvessem os hospitais ao Governo do Estado. “Eu analisei também uma portaria do Ministério da Saúde que diz que para ser considerado hospitais, tem que ter no mínimo 30 leitos. E a média de leitos dos Hospitais de Pequeno Porte do Piauí é de 22 leitos, mas o que realmente falta é o apoio do Governo do Estado, que fez sua promessa ao instalar o Programa, mas os hospitais estão sucateados. Queremos que o Governador assuma a sua responsabilidade e comendar aos prefeitos que devolvam os hospitais ao Governo, porque eu conheço a realidade deles, e nenhum tem condições de manter-los”, disse a deputada.
A deputada citou os Hospitais de pequeno porte como o de Dirceu Arcoverde, Palmeirais, Matias Olímpio, Castelo do Piauí como os que estão em pior situação.
“Se um dia eu tiver oportunidade de ser Governadora do Estado eu vou ensinar como se faz uma gestão em saúde pública. Nós estamos vivendo uma situação tão complicada com a pandemia e esses hospitais poderiam ajudar. Mas não, estão sem estrutura nenhuma”, finalizou Teresa Britto.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) assinou no ano de 2005 com 73 municípios piauienses o convênio para a implantação do Programa de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Piauí.
Laryssa Saldanha

A deputada estadual Teresa Britto (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quarta-feira (26), para novas denúncias contra a Saúde no Estado. Segundo a parlamentar, o municípios não tem como arcar com as despesas dos hospitais de pequeno porte e o Governo do Estado não faz o repasse dos valores do co-financiamento.

“Eu analisei toda a documentação de quando esses hospitais foram repassados aos municípios com a promessa de que melhorariam a saúde em Suas e de que o Governo do Estado iria repassar 50% dos recursos para manter esses hospitais e os demais seriam oriundos seriam pagos pelo Ministério da Saúde, mas em resumo o que aconteceu foi que o co-financiamento assinado pelo governador nunca teve os valores atualizados. Porém o mais grave é que, mesmo defasados, não estão sendo pagos pelo governador Wellington Dias e os hospitais estão praticamente fechados, sem condições de funcionar", reclamou.

Teresa Britto pediu que os prefeitos do municípios devolvessem os hospitais ao Governo do Estado. “Eu analisei também uma portaria do Ministério da Saúde que diz que para ser considerado hospitais, tem que ter no mínimo 30 leitos. E a média de leitos dos Hospitais de Pequeno Porte do Piauí é de 22 leitos, mas o que realmente falta é o apoio do Governo do Estado, que fez sua promessa ao instalar o Programa, mas os hospitais estão sucateados. Queremos que o Governador assuma a sua responsabilidade e comendar aos prefeitos que devolvam os hospitais ao Governo, porque eu conheço a realidade deles, e nenhum tem condições de manter-los”, disse a deputada.

A oradora citou os hospitais de pequeno porte, como os dos municípios de Dirceu Arcoverde, Palmeirais, Matias Olímpio e Castelo do Piauí, que estariam em pior situação. “Se um dia eu tiver oportunidade de ser Governadora do Estado eu vou ensinar como se faz uma gestão em saúde pública. Nós estamos vivendo uma situação tão complicada com a pandemia e esses hospitais poderiam ajudar. Mas não, estão sem estrutura nenhuma”, finalizou Teresa Britto.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) assinou no ano de 2005 com 73 municípios piauienses o convênio para a implantação do Programa de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Piauí.

Laryssa Saldanha -

Nenhum comentário:

Postar um comentário