terça-feira, 29 de junho de 2021

Equatorial Maranhão orienta sobre programa tarifa social em Timon

 Por: Blog do Lucão

 

Silvia Vasconcelos, Analista Comercial de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.
Silvia Vasconcelos, Analista Comercial de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.

Obter descontos na conta de energia é um direito de muitas famílias maranhenses, garantido através do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal. Ainda que o benefício seja assegurado por lei, muitas famílias não possuem conhecimento do desconto ou de que precisam atualizar seu cadastro a cada dois anos. Por isso, a Equatorial Maranhão realiza constantemente visitas aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS em Timon, além de comunidades rurais e quilombolas.

Na última sexta-feira (25), a Equatorial Maranhão esteve no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Timon e na oportunidade, foi possível orientar os presidentes das associações dos povoados da zona rural sobre o programa Tarifa Social de Energia Elétrica e Tarifa Rural. “Esses momentos servem para levarmos para as comunidades, informações importantes sobre o programa tarifa social e assim conseguirmos ampliar cada vez mais o número de famílias beneficiadas”, ressalta Silvia Vasconcelos, Analista Comercial de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.

Atualmente no Maranhão já são mais de 918 mil famílias beneficiadas. No entanto, quase 250 mil famílias que são potenciais beneficiários, ainda não estão inscritos no programa. Somente em Timon, mais de 5 mil famílias têm os pré-requisitos para receberem o benefício, mas ainda não estão aproveitando o desconto na conta de energia. “Recentemente, entregamos uma placa simbólica para a prefeitura de Timon, como reconhecimento pelo avanço no cadastro de novas famílias em 2020. Mas ainda precisamos avançar mais”, reforça Silvia.

Como se cadastrar - Os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, onde os potenciais beneficiários devem ser dirigir com documentação pessoal para cadastrar seu NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.  

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br ;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada - BPC. 

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