quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Teresa Britto denuncia as condições precárias da sede do Detran-PI em Teresina

 

 

 

Teresa Britto denuncia precárias condições da sede do Detran
A deputada estadual Teresa Brito (PV) relatou na sessão de hoje (25) da Assembleia Legislativa uma visita que fez à sede do Detran para saber as razões do sistema de emissão de documentos ter ficado fora do ar por cerca de duas semanas, mas foi surpreendida por denúncias dos servidores sobre as precárias condições em que se encontram as instalações daquela repartição pública.
“Eles me mostraram vídeos de ratos subindo em geladeiras, mesas e cadeiras. As mulheres estão amarrando a boca das calças com ligas com medo dos ratos que infestam o local. Na parte térrea não existe climatização e nem banheiros e as pessoas são obrigadas a ir ao piso superior. Pedi ao diretor que desativasse a sala dos ratos e providenciasse a higienização e vou voltar lá para verificar dentro de alguns dias”, afirmou.
Teresa Britto disse ainda que a situação salarial é terrível, com servidores que trabalham há mais de 30 anos recebendo R$ 1,2 mil. “Aquilo lá é uma fábrica de dinheiro, tem arrecadação todo dia e não se entende porque esse tratamento com pessoas que já teriam até o direito de se aposentar”, disse.
Sobre a paralisação dos serviços prestados a população, ela disse que o diretor explicou que a responsabilidade não era do Detran, mais sim da Agência de Tecnologia da Informação, que por sua vez contrata os serviços da IBM.
“Acho que tem alguma coisa errada. A IBM é uma multinacional e não iria jogar seu nome na lama por causa de um contrato com o Governo do Piauí. Precisamos chamar aqui os representantes da IBM e da ATI para explicarem o que aconteceu. Se tudo estivesse em dia no máximo em 12 horas a IBM teria resolvido o problema. Se demorou 15 dias é porque tem algo errado”, acentuou.
FISCALIZAÇÃO – A deputada disse também que vai retomar nos próximos dias a fiscalização aos hospitais da capital e do interior, porque a todo momento recebe denúncias da falta de insumos, de medicamentos e de salários atrasados. “Hoje eu soube que o Hospital Getúlio Vargas está sem pagar os salários dos terceirizados há três meses. Vamos fiscalizar tudo e de surpresa, sem avisar a Secretaria de Saúde”, disse.
Ela cobrou das instituições de fiscalização que fiquem de olho no que vem acontecendo na saúde pública, pois todos os dias ocorrem denúncias de falta de medicamentos e de insumos. “Soube que os fornecedores estão sem receber e logo vão faltar insumos nos hospitais e medicamentos na farmácia básica. Enquanto isso, o secretário Florentino Neto, que não é rico, faz uma intensa campanha antecipada na região Norte do Estado”, denunciou.
Em aparte o deputado Marden Menezes (PSDB) disse que a situação de atrasos salariais nos principais hospitais do Piauí viraram uma rotina. “Ontem eu denunciei aqui o atraso de três meses no Hospital Regional de Picos. Hoje já soube que a mesma situação está ocorrendo nos hospitais de Floriano, de Barras, Corrente, em todas as regiões do Estado”, frisou.
Marden pontuou que enquanto a saúde no Piauí está precária, o governador Wellington Dias fica posando na mídia nacional numa frente de defesa da saúde. “Se o Brasil for tomar como exemplo o Piauí vai ficar pior ainda. O governo é midiático, diz lá fora que está tudo uma maravilha, enquanto as ações empurram o Estado para o fim da fila dos indicadores. Quem está fora pensa que o Piauí é o melhor lugar do mundo, mas a mídia devia vir aqui para tomar conhecimento”, frisou.
PSICÓLOGO – Teresa Britto também disse que apresentou um voto de louvor e um pedido de sessão solene em homenagem aos psicólogos, cujo dia transcorre hoje. Ela disse que a profissão deveria ser mais respeitada pelo poder público, mas os governos pagam muito mal e é preferível fazer o atendimento gratuito. “É uma profissão importante para o mundo. Na Europa é muito valorizada, mas aqui no Brasil ainda vai ser”, afirmou.
Durvalino Leal

A deputada estadual Teresa Brito (PV) relatou, na sessão desta quarta-feira (25), da tribuna da Assembleia Legislativa, a visita que fez à sede do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para saber as razões do sistema de emissão de documentos ter ficado fora do ar por duas semanas. Mas que foi surpreendida por várias denúncias dos servidores sobre as precárias condições em que se encontram as instalações daquela repartição pública.

“Eles me mostraram vídeos de ratos subindo em geladeiras, mesas e cadeiras. As mulheres estão amarrando as bocas das calças com ligas com medo dos ratos, que infestam o local, subirem pelas pernas. Na parte térrea não existe climatização e nem banheiros e as pessoas são obrigadas a ir ao piso superior. Pedi ao diretor que desativasse a sala dos ratos e providenciasse a higienização e vou voltar lá para verificar dentro de alguns dias”, avisou.

Teresa Britto disse ainda que a situação salarial é terrível, com servidores que trabalham há mais de 30 anos recebendo R$ 1,2 mil. “Aquilo lá é uma fábrica de dinheiro, tem arrecadação todo dia e não se entende porque esse tratamento com pessoas que já teriam até o direito de se aposentar”, lamentou.

Sobre a paralisação dos serviços prestados à população pelo Detran-PI, a oradora afirmou que o diretor-geral do órgão explicou que a responsabilidade não era do Detran-PI, mas da Agência de Tecnologia da Informação, que por sua vez contrata os serviços da IBM.

“Acho que tem alguma coisa errada. A IBM é uma multinacional e não iria jogar seu nome na lama por causa de um contrato com o Governo do Piauí. Precisamos chamar aqui os representantes da IBM e da ATI para explicarem o que aconteceu. Se tudo estivesse em dia no máximo em 12 horas a IBM teria resolvido o problema. Se demorou 15 dias é porque tem algo errado”, acentuou.

FISCALIZAÇÃO – A deputada do PV disse também que vai retomar nos próximos dias a fiscalização aos hospitais da capital e do interior, porque a todo momento recebe denúncias da falta de insumos, de medicamentos e de salários atrasados. “Hoje eu soube que o Hospital Getúlio Vargas está sem pagar os salários dos terceirizados há três meses. Vamos fiscalizar tudo e de surpresa, sem avisar a Secretaria de Saúde”.

A oradora também cobrou das instituições de fiscalização para que acompanhem o que vem acontecendo na saúde pública, pois todos os dias ocorrem denúncias de falta de medicamentos e de insumos. “Soube que os fornecedores estão sem receber e logo vão faltar insumos nos hospitais e medicamentos na farmácia básica. Enquanto isso, o secretário Florentino Neto, que não é rico, faz uma intensa campanha (eleitoral) antecipada na região Norte do estado”, denunciou.

Em aparte o deputado Marden Menezes (PSDB) disse que a situação de atrasos salariais nos principais hospitais do Piauí viraram uma rotina. “Ontem, eu denunciei aqui o atraso de três meses no Hospital Regional de Picos. Hoje já soube que a mesma situação está ocorrendo nos hospitais de Floriano, de Barras, Corrente, em todas as regiões do estado”.

Marden Menezes afirmou que enquanto a Saúde no Piauí está precária, o governador Wellington Dias fica posando na mídia nacional numa frente de defesa da saúde. “Se o Brasil for tomar como exemplo o Piauí vai ficar pior ainda. O governo é midiático, diz lá fora que está tudo uma maravilha, enquanto as ações empurram o Estado para o fim da fila dos indicadores. Quem está fora pensa que o Piauí é o melhor lugar do mundo, mas a mídia devia vir aqui para tomar conhecimento”, propôs.

DIA DO PSICÓLOGO – Teresa Britto disse que apresentou um voto de louvor e um pedido de sessão solene em homenagem aos psicólogos, cujo dia transcorre hoje. Formada em Psicologia, com especialização em Psicologia Organizacional, Teresa Britto disse que a profissão deveria ser mais respeitada pelo poder público, mas os governos pagam muito mal e é preferível fazer o atendimento gratuito. “É uma profissão importante para o mundo. Na Europa é muito valorizada, mas aqui no Brasil ainda vai ser”, afirmou.

Durvalino Leal - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário