quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Estudantes de Timon participarão de torneio do Setembro Azul

 

 

Cada aluno fará um vídeo de até três minutos sobre o uso consciente da água, com soluções criativas contra o desperdício

 

A Águas de Timon, por meio da equipe de Responsabilidade Social, esteve, nessa segunda-feira (27/09), em evento com alunos da rede pública da Escola Bilíngue Urbano Martins, a primeira instituição de libras com estudantes surdos do município maranhense. O encontro fez uma alusão ao setembro azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira.

Na oportunidade, além da apresentação do projeto “Saúde Nota 10”, que trabalha noções de consumo consciente e aprofunda conhecimentos em cidadania, meio ambiente e saneamento, a Águas de Timon lançou um desafio. Cada aluno deverá fazer um vídeo de até três minutos acerca da importância do uso consciente da água, apresentando soluções criativas para evitar o desperdício.

Para Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, essa é uma forma de estimular a inclusão e o debate de uma temática importante da atualidade, o consumo consciente da água. 

“Defendemos a existência de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e que discuta temas relevantes. Eventos como esse estimulam escolas sem discriminação, que prezam por igualdade de oportunidades”, disse a gestora.

Os vídeos serão avaliados por um comitê técnico formado por profissionais de libras e, no dia 11 de outubro, as três melhores produções serão premiadas. O aluno responsável pela produção audiovisual mais criativa será premiado com um tablet. O segundo e o terceiro colocados ganharão, respectivamente, cartões presentes no valor de R$ 100 e R$ 50.

De acordo com a diretora da Escola Bilíngue Urbano Martins, Vilma Pinheiro, essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento nos aspectos sociais e emocionais da comunidade surda. 

“A linguagem brasileira de libras é a principal ferramenta de inclusão social e, ao realizar essas dinâmicas, promove-se o desenvolvimento cognitivo dos alunos”, destaca a diretora.

PROJETO SAÚDE 10

O projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.

Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizam-se recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco onde os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário