Acostumados com as altas temperaturas e o registro de poucas chuvas entre os meses de Setembro a Dezembro, período chamado popularmente de B-R-O-Bró, os teresinenses estão surpresos com a frequência de precipitações que vêm acontecendo na capital nos últimos dias.
Desde quarta-feira (29) a capital amanhece com temperatura amena e chuva de intensidade média a forte. Segundo as previsões do três principais órgãos da meteorologia nacional [INPE, Funceme e Inmet], este B-R-O-Bró será atípico em todo Piauí e terá precipitações 50% acima da média.
O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explica que a chuva não é raridade do B-R-O-Bró. “O ponto fora da curva é a frequência e intensidade. A frequência porque temos detectado vários pontos de chuva não apenas no extremo sul. Não são chuviscos. São chuvas de todas intensidades: fracas, médias e até fortes. É da Floresta amazônica que vem esta umidade abençoada que chega a Teresina. A Amazônia está transferindo a umidade que ela recebe do Caribe, do Atlântico Tropical Norte e estamos sendo beneficiados com isto no período do B-R-O-Bró. Nós vamos ter boas chuvas no B-R-O-Bró”, afirma o professor Werton Costa.
A faixa mais privilegiada para chuvas nos três últimos meses do ano será o estado do Ceará, Norte do Piauí e a quase totalidade Maranhão.
“Isto significa os três últimos meses pré-estacionais extremamente chuvosos com percentual acima do 50% de anomalia positiva”, acrescenta Werton.
Teresina registrou chuva no início da manhã desta sexta-feira (01). Somente na região Sudeste, o volume de água foi de 30 mm. Já nas outras zonas da capital, foi registrado o volume de 24 mm na região Norte e 11 mm na região Leste.
Foto: Hérlon Moraes
Izabella Pimentel
cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário