Guilherme Peixoto
Correio Braziliense
Desde que se filiou ao Podemos e passou a discursar como pré-candidato à Presidência, o ex-juiz Sergio Moro intensificou a agenda de entrevistas e tem investido em comunicadores de cidades do interior. A partir de 10 de novembro, quando ingressou na vida partidária, já concedeu ao menos 29 entrevistas a rádios, jornais e emissoras de tevê locais.
Na lista, há jornalistas de estações de cidades como Nortelândia (MT), Caruaru (PE) e Maringá (PR). A estratégia é similar à adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), de tentar se fazer conhecido longe dos grandes centros.
REDES SOCIAIS – No Twitter, de novembro para cá o ex-juiz fez 36 postagens divulgando entrevistas, sobretudo entradas em programas matutinos, faixa de horário em que as emissoras costumam ter suas maiores audiências.
Quando falou à Rádio Metrópole, de Salvador, no último dia 11, por exemplo, Moro entrou no ar por volta das 8h. A Rádio Banda B, de Curitiba (PR), conversou com ele às 7h30 de 25 de novembro.
“As pesquisas mostram que, no interior do país, as rádios locais ainda têm uma penetração muito grande. As pessoas confiam e gostam de ouvir. É uma maneira de ganhar visibilidade e de tentar chegar a eleitores — principalmente os que não estão tão digitalizados”, explica o cientista político Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
AGENDA DIVERSIFICADA – Na segunda-feira passada, Moro foi de um extremo ao outro em sua tática de comunicação na campanha eleitoral.
Pela manhã, o candidato do Podemos respondeu por vídeo a perguntas de uma emissora de Teresina. À noite, estava em um estúdio, em São Paulo, para conversar por quase cinco horas com os influenciadores Monark e Igor “3K” Coelho, do Flow Podcast, famoso entre os jovens na internet.
O cientista político Felipe Nunes considera correta a estratégia do pré-candidato do Podemos. “Não há risco de saturação. O público das rádios menores é muito segmentado. É como se você estivesse falando para nichos diferentes”, destacou.
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MARQUETEIRO TRABALHOU PARA LULA, AÉCIO E ALCKMIN
Ingrid Soares
Correio Braziliense
O ex-ministro Sergio Moro (Podemos), pré-candidato ao Planalto, escolheu o publicitário argentino Pablo Nobel como o marqueteiro de sua campanha presidencial. A informação foi confirmada pela assessoria do ex-juiz.
Nobel nasceu em Buenos Aires e mora em São Paulo há cerca de quarenta anos e integrou a agência AM, que coordenou a campanha digital do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018.
O publicitário já auxiliou em campanhas presidenciais do ex-presidente Lula (PT), Aécio Neves (PSDB) e Geraldo Alckmin (PSDB). Ele também escreveu o livro “Sincericídio” que traz reflexões poéticas.
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