segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

“Por causa de você” destaca uma parceria lendária entre Tom Jobim e Dolores Duran

 

 

Imagem analisada visualmente

Gigantes da MPB: Antonio Maria, Tom, Vinicius e Dolores Duran

Paulo Peres
Poemas & Canções

A cantora, pianista e compositora carioca Adiléa da Silva Rosa (1930-1959), a saudosa Dolores Duran, foi uma das maiores representantes do samba-canção, gênero musical onde prevaleciam a “fossa e a dor de cotovelo” nos anos 50, conforme a letra de “Por Causa de Você”, em parceria com o mestre Tom Jobim,  que retrata a tristeza de uma pessoa e do ambiente em que ela mora, pela perda de um amor.

A música foi gravada por Dolores Duran, em 1958, pela Copacabana. Na época, Dolores já era muito famosa e Tom ainda estava começando a despontar. Os dois também criaram “Estrada do Sol”, entre outras canções.

POR CAUSA DE VOCÊ
Tom Jobim e Dolores Duran

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou

A nossa casa, querido
Já estava acostumada
Aguardando você
As flores na janela sorriam, cantavam
Por causa de você

Olhe, meu bem
Nunca mais nos deixe, por favor
Somos a vida, o sonho
Nós somos o amor

Entre, meu bem, por favor
Não deixe o mundo mau
Lhe levar outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore, meu bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário