sábado, 28 de abril de 2012

PDT de São Luis, esta totalmente dividido

A guerra do PDT pela aliança na eleição municipal continua sendo travada com afinco pelas principais correntes do partido. O grupo de resistência lançou a pré-candidatura de Edson Vidigal, que dificilmente terá o respaldo da direção nacional, responsável pela palavra final pedetista. As duas maiores forças representadas pela direção estadual e municipal do partido travam uma queda de braço para levar o PDT para a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ou João Castelo (PSDB).

Representantes da executiva estadual e municipal do PDT estiveram em Brasília esta semana, tentando convencer a direção nacional do partido de suas tendências e o martelo ainda não foi batido. Antes de ir à Brasília, o presidente do diretório provisório municipal, vereador Ivaldo Rodrigues, organizou uma assembleia composta pela maioria de aliados do prefeito Castelo para elaborar um manifesto e uma resolução garantindo que a maioria do partido apoiava o prefeito Castelo .

"Houve a deliberação municipal de apoio ao prefeito. Levamos o manifesto da executiva Municipal, resultado da assembleia na qual foram convidadas todas as tendências, e uma pesquisa qualitativa que mostra a real chance de vitória do prefeito", afirmou o vereador.

Ivaldo Rodrigues disse ainda que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não demonstrou tendência por este ou aquele candidato, mas que cabe à Executiva Municipal e estadual entrarem em um consenso.

Ivaldo afirmou que irá sentar com a executiva estadual para tentar enfim um consenso. "Vamos conversar com o Julião (Amim, presidente estadual do PDT) para chegar a uma solução. Já demonstramos à direção nacional que a maioria do partido apoia o prefeito e ele tem chances reais de vitória".

Já o presidente estadual do PDT, Julião Amim, que juntamente com o secretário-geral, Weverton Rocha, tentam levar a legenda para a candidatura do deputado Edivaldo Holanda Júnior, tem outra versão dos fatos. Julião nega acerto com Castelo e garante que é a própria direção nacional que solicita a aliança pela candidatura do deputado federal.

"Somos um partido heterogêneo e ninguém tem o poder de dizer se é este ou aquele o candidato. Temos a consciência de que somos um partido nacional e é a direção nacional que está preferindo esta candidatura. Em uma aliança que envolve apoios em outras cidades, existe uma série de entendimentos de estar junto com o PCdoB (que lidera o grupo com PP, PSB, PPS, PRTB, e o PTC de Edivaldo). Não podemos nos indispor a uma indicação do diretório nacional", afirmou Julião.

Assim, a disputa dentro da legenda do ex-governador Jackson Lago ainda está longe de um desfecho. O presidente da municipal, Ivaldo Rodrigues, pressiona para uma solução rápida, para que os pré-candidatos a vereador se organizem. Mas, claro, que deseja que esta solução seja a aliança com o prefeito João Castelo. Porém, o grupo de Julião e Weverton insiste na aliança com Edivaldo Jr., via Executiva Nacional. Ainda existe o grupo de resistência que quer a candidatura de Edson Vidigal.( O Imparcial )

Nenhum comentário:

Postar um comentário