quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hortas comunitárias de Teresina vão receber sistema de irrigação

projeto começa pela Horta da Vila Imã Dulce, em parceria da SDR com o SENAR

Cultivo de hortaliças/

Para aumentar a produção, a diversificação das culturas e a implantação de tecnologias de irrigação, a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), construirá módulos demonstrativos irrigados na horta da Vila Irmã Dulce. Esses módulos serão construídos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contando com uma área de 400 m² e o cultivo de 18 diferentes culturas, dentre elas a beterraba, quiabo, cenoura e pepino.
"O Projeto de Hortas Comunitárias é uma forma exitosa de gerar trabalho e renda para famílias pobres do município, fazendo parte de um conjunto de ações de enfrentamento à pobreza realizadas com o objetivo de garantir meios, capacidade produtiva e de gestão a grupos comunitários para a melhoria de suas condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida e organização social", explica o superintendente da SDR, Sérgio Vilela.
Inicialmente, 18 horticultores serão beneficiados com quatro cursos de capacitação em horticultura, agricultura orgânica e irrigação localizada. A realização dos cursos e a implantação do projeto terão duração de 120 dias, iniciando-se no dia 1º de junho. Será feita uma visita técnica com 50 horticultores de várias hortas comunitárias de Teresina para observação do resultado e colheita dos produtos cultivados durante a execução do projeto.
"Esta ação da Prefeitura de Teresina, agora revigorada pelo prefeito Elmano Férrer, visa ampliar o processo de recuperação e modernização das hortas urbanas da capital para o aumento da renda e das oportunidades de trabalho, bem como da produção hortigranjeira, reduzindo a importação de alimentação", declarou o superintendente da SDR, Sérgio Vilela.( Semcom )

Nenhum comentário:

Postar um comentário