segunda-feira, 4 de junho de 2012

Autoridades de Timon preferem morar em Teresina







Quem está de passagem por um lugar não cria vínculos com ele e tão pouco se identifica com suas questões. É esse o caso da maioria das autoridades e ocupantes de cargos no primeiro escalão da prefeitura municipal de Timon e também do poder judiciário de Timon, ministério público, polícia civil e militar, que só trabalham neste município e ao fim do expediente retornam a sua cidade dormitório, no caso, Teresina.

Em Timon, se um morador precisar manter contato com uma das suas autoridades fora do horário de expediente, não conseguirá, porque juízes, promotores, defensores públicos e delegados em sua esmagadora maioria residem na capital piauiense.

Dos magistrados que trabalham na Comarca de Timon, só os juízes Simeão Pereira e Silva e Hélio Araújo tem residência no município. Dos delegados da Policia Civil, só o Dr. Joelson Silva reside em Timon. O comandante do Batalhão da Polícia Militar, o major Medeiros, esse também mora por aqui. Segundo informações colhidas junto a Policia Militar e a Policia Civil do estado do Maranhão, 70% do seu efetivo neste município residem fora daqui.

Para os timonenses de bom senso, a falta de convívio das autoridades com a população local acaba dificultando o contato, o relacionamento. Tudo porque nem a população timonense conhece as suas autoridades nem as suas autoridades conhecem as pessoas, as ruas e a história do município.

Tudo isso contribui para reduzir a auto-estima de um povo que se sente discriminado por não se sentir prestigiado pelas suas autoridades, que discriminam o seu município, não residindo na Comarca em que trabalham.

Muitas dessas autoridades, para justificarem a não fixação de residência em Timon, usam como o argumento o fato de que a cidade não dispõe de boas residências. Não justifica e não convence ninguém, porque se fosse o caso, um juiz, um promotor e um defensor público designados para a Comarca de Alto Parnaíba, residiria em São Luís.

Em Timon sai e entra governo e o timonense, ou quem reside há muitos anos neste município, é sempre preterido por estrangeiros, que nunca moraram na cidade.

Que venha novo prefeito ou prefeita e possa mudar essa realidade, nem que seja ao menos a nível de administração municipal.Fica o protesto da editoria do jornal O Timonense pela valorização da nossa gente e da nossa cidade.

Na prefeitura de Timon, existem mais de cem pessoas com cargos em comissão que resídem na capital piauiense e dentre eles v[arios secretários que foram importado pela prefeita Socorro Waquim e outros por Magno Pires que também mora em Teresina, sem se falar na secretaria de educação e de saude do municipio .( Do Blog do Elias ) Texto resumido de matéria publicada no Jornal O Timonense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário