quarta-feira, 4 de julho de 2012

Juiza ameaça fechar rádio comunitárias de Timon


Como ocorreu nas últimas duas eleições anteriores, este ano apenas três emissoras estão aptas a transmitir a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos pré-candidatos a prefeito e vereador de Timon: a TV Meio Norte junto com a rádio de mesmo nome e ainda a rádio Timon FM. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto.

Responsável pelo acompanhamento e julgamento do que será permitido nesta campanha na área de propaganda, a juíza da 94ª Zona Eleitoral, Susi Ponte (foto), acredita que as denúncias contra irregularidades cometidas por candidatos deve chegar a sua pasta tão logo seja iniciada a campanha. Em conversa com o blog do Elias Lacerda, ela afirmou ter feito recentemente em parceria com a promotoria eleitoral, uma reunião com dirigentes partidários e pré-candidatos onde foram apresentados esclarecimentos e tirado dúvidas sobre o que será permitido nesta eleição.

Realista, a juíza observou que tanto a justiça como o ministério público não terão como fiscalizar as irregularidades que possam ser cometidas no que se refere a propaganda, entretanto afirmou esperar que tanto os candidatos, coligações e até os eleitores possam fazer as denúncias para que o judiciário possa tomar as providências.

Susi Ponte acredita que a irregularidade mais comum deva acontecer com a utilização da propaganda em muros com tamanhos fora do padrão permitido e ainda a instalação de propaganda em pontos comerciais.

A juíza lembrou que em Timon existem dezenas de emissoras de rádio comunitárias que não estão regularizadas na Anatel-a Agência Nacional de Telecomunicações. Ela disse esperar que estas rádios possam colaborar evitando denegrir a imagem de qualquer candidato em benefício de outrem . Caso isso ocorra, a emissora deverá ser fechada.

Sobre a cobertura do pleito por parte de blogs e portais, Susi Ponte contou que a lei eleitoral ainda tem muito pouco conteúdo tratando destes veículos, entretanto eles não ficarão sem receber a fiscalização do Ministério Público Eleitoral nem da aplicação de multas ou outras sanções caso seja necessário.

A juíza acrescentou que em breve estará realizando uma reunião com jornalistas e radialistas para tratar de como deve ser o comportamento legal destes profissionais na eleição.

O período de campanha eleitoral começa no próximo dia seis de julho. Os candidatos a prefeito e vereador poderão distribuir panfletos ou santinhos, usar cavaletes em vias públicas em áreas permitidas , faixas e cartazes, além de utilizar carros de som em horário autorizado.( DO Blog do Elias Lacerda )

Nenhum comentário:

Postar um comentário