sexta-feira, 27 de julho de 2012

Novela das seis será gravada em São Luis

 

Do G1 MA

Durante dez dias, as ruas do centro histórico de São Luís, no Maranhão, se transformaram no Rio de Janeiro do início do século XX para as gravações da próxima novela das seis, ‘Lado a Lado’.
Uma equipe de 100 profissionais da TV Globo trabalhou para torar possível fazer um verdadeiro resgate do passado. “Escolhemos São Luís por sua arquitetura, muito semelhante com a do Rio do início do século passado, época em que se passa a nossa história. E estou muito feliz com o resultado”, explica Dennis Carvalho, diretor de núcleo.
Foto: TV Globo / João Cotta
Trama de 'Lado a Lado' traz grandes nomes
Nem mesmo o forte calor do Nordeste – em média de 30 graus diários no mês de julho – desanimou os atores da trama. A movimentação das equipes pelas ruas do Centro Histórico mobilizou curiosos, que pararam para assistir as gravações e tirar fotos com seus ídolos. “Foram todos muito carinhosos com a gente, sempre receptivos com a novela”, diz Lázaro Ramos.
Cenário
Cenografia e produção de arte ambientaram as ruas, deixando-as com o clima do início do século XX. Três caminhões foram necessários para levar todo o material, inclusive uma carroça, do Rio para São Luís. Mais de mil cartazes com propagandas de época foram feitos para serem espalhados pelos cenários.
“Ainda que o Centro Histórico de São Luís tenha essa arquitetura colonial, foi necessário transformar algumas partes em ‘cidade antiga’. Para isso, usamos 50 plotagens no piso para cobrir bueiros e, ainda, cerca de 25 portas frias, em madeira para cobrir vãos”, diz Paulo Renato, cenógrafo que acompanhou as gravações.
Foto: TV Globo / João Cotta
Camila Pitanga com o coreógrafo e dançarino Jaime Aroxa, que está dando aulas de samba para ela, Lázaro e ainda para o a figuração que participou das cenas
Para Vinicius Coimbra, fazer uma novela de época é um desafio estimulante. “Tenho o maior prazer em poder reproduzir parte da história. ‘Lado a Lado’ vai falar de liberdade e de uma época embrionária da conquista da mulher na sociedade”, diz. Uma das protagonistas da trama, Camila Pitanga viverá a jovem Isabel, uma moça que lutará pela liberdade e por seu amor Zé Maria (Lázaro Ramos).
“O Rio de Janeiro do início do século é um caldeirão de assuntos para mergulhar: o surgimento do samba, da favela, a dificuldade de ser mulher. Mas o que mais está me mobilizando é estudar as tradições africanas, me sinto conectando com minhas raízes mais profundas”, diz a atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário