sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eletrobras Piauí comemora 50 anos com a entrega de duas subestações

Um caminhão escola também foi entregue, o qual fomentará o uso consciente da energia entre os jovens

Thamirys Viana/Ccom
Entrega de unidades móveis - Eletrobrás (Foto:Regis Falcão)
Com o intuito de melhorar o fornecimento de energia no Estado, diminuindo o tempo de interrupções na passagem da energia para os lares piauienses, a Eletrobras Piauí entregou na manhã desta sexta-feira (31), duas subestações, uma fixa, no bairro Renascença, e outra móvel, que circulará por todo o Estado atendendo as demandas da população em casos de falhas nas subestações locais. A entrega das subestações marcou as comemorações pelos 50 anos da Eletrobras no Piauí.
Segundo o presidente nacional da Eletrobras, José da Costa Carvalho, a subestação Renascença vai beneficiar 200 mil habitantes, enquanto a estação móvel repercutirá na melhoria da qualidade do serviço ofertado pela empresa. “Estamos realizando várias obras no sistema energético do Piauí e estimamos que no ano de 2014, o Estado possua um dos melhores índices de fornecimento de energia”, ressalta o presidente ao comentar que em breve o Governo Federal reduzirá alguns encargos, refletindo na diminuição do valor pago na conta pelos consumidores.
Representando o governador Wilson Martins na solenidade, o secretário de Mineração, Petróleo e Recursos Renováveis, Tadeu Maia Filho, reforçou o interesse do Governo do Estado em intensificar as ações de melhoria no fornecimento de energia, a exemplo da expansão do programa Luz para Todos. “As novas aquisições da empresa são bastante importantes para o Piauí, pois pretendemos melhorar as condições de fornecimento da energia na região dos Cerrados e em Paulistana, onde a mineração é um setor forte”, afirma.
A subestação Renascença, com tensão de 69/13,8 KV e potência de 50 MVA, vai aliviar as cargas vindas da subestação Jockey, a qual atende a zona Leste de Teresina. Com a sua inauguração serão contemplados os seguintes bairros: Grande Dirceu, estrada da Usina Santana e imediações. Essa região, por sua vez, deixará de ser atendida pela subestação Satélite, melhorando a qualidade da energia que é ofertada para a região Sudeste da capital, permitindo o aumento da carga elétrica. A linha de transmissão possui oito quilômetros de extensão e contou com um investimento de R$ 15,9 milhões.
Já a subestação móvel tem uma potência de 26 MVA, com capacidade para fornecer energia para 50 mil consumidores, por tempo indeterminado. Ela será usada quando da realização de manutenção das subestações fixas, reduzindo de forma significativa o tempo de desligamento durante as manutenções preventivas. “A principal função dessa subestação é a de garantir que o consumidor não fique sem energia, devido a eventuais falhas no sistema de abastecimento”, esclarece Marcos Aurélio Madureira, presidente da Eletrobras Piauí.
Caminhão Escola e o uso racional da energia
Na oportunidade, o presidente nacional da companhia entregou um caminhão escola, que circulará pelos municípios onde existe subestação da Eletrobras no Piauí, com o objetivo de fomentar hábitos conscientes entre os jovens. O projeto Multiplicar Energia, pertencente ao Programa de Eficiência Energética da Eletrobras, será desenvolvido nas cidades de Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba e Bom Jesus.
“O caminhão itinerante mostrará aos estudantes, de forma atrativa e prática, como a energia pode ser utilizada de forma eficiente, a conservação do Meio Ambiente, segurança nas instalações elétricas, bem como educar as crianças para que estas evitem o desperdício”, explica Joselito Fêlix, gerente de Eficiência Energética da Eletrobras Piauí, acrescentando que os jovens são multiplicadores, os quais vão levar para casa as experiências compartilhadas durante as visitas do caminhão escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário