No País inteiro, cerca de seis mil pessoas aguardam, segundo o chefe de transplante de medula óssea e Banco de Cordão Umbilical e Placenta do Hemoce, hematologista Fernando Barroso. “No Ceará, temos cerca de oito pessoas esperando pelo transplante de medula neste momento”, explicou.
Campanha
Uma dessas pessoas que esperam na fila é a pequena Ana Cecília, de quatro anos. A família da cearense está realizando uma campanha de doação de medula óssea nas redes sociais para ajudar a criança, que apresenta leucemia. A descoberta da doença ocorreu durante um exame, na última quinta-feira (23). A criança está em São Paulo (SP), há uma semana, no Instituto de tratamento do Câncer Infantil (ITACI).
Segundo informações da mãe, Juliana Nobre, Cecília apresentou um
câncer em 2011. "Ela já estava em tratamento do linfoma há mais de um
ano. Porém a doença voltou infiltrada na medula, ou seja, leucemizada",
explicou. A descoberta da leucemia foi feita após o aparecimento de manchas endurecidas na pele da criança. O médico pediu uma biópsia, o resultado foi linfoma. Porém só as manchas não justificavam o retorno da doença e foi solicitado um outro exame, um mielograma. "Foi através desse exame que descobrimos que ela tinha a doença na medula", disse.
Doações
Em Fortaleza, as doações devem ser realizadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). São retirados 5 ml de sangue e o doador preenche um formulário. O sangue passa pelo exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratorio para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante.
Há um cruzamento dos dados do doador e paciente. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa é consultada para informar se deseja realizar a doação. O procedimento é feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por cerca de 24 horas. O doador deve ter 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
Em outras cidades, é necessário procurar um Hemocentro. O banco de medula é interligado internacionalmente.
Doença
O linfoma e a leucemia são doenças "primas". Ambas são alterações nas células sanguíneas. O sangue é composto de Hemácias (células vermelhas), linfócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Todos "mergulhados" no plasma. O linfoma é uma alteração dos linfócitos, glóbulos brancos, células de defesa. A leucemia é a alteração de todos os componentes do sangue.( Diário do Nordeste )
Nenhum comentário:
Postar um comentário