A totalização dos votos aconteceu em tempo recorde. Com pouco mais de uma hora do início da apuração, já era possível saber quem era o novo prefeito da capital maranhense.
Edivaldo Jr, que esteve a frente da contagem de votos, mantém a média dos últimos números apontados pelos institutos de pesquisa DataM, Exata e Ibope, que davam uma média de 10% de vantagem ao petecista contra o atual prefeito de São Luís.
![]() |
Ele tem 34 anos e ocupa o cargo de deputado federal. Edivaldo Holanda Braga Junior (PTC) disputa pela primeira a prefeitura de São Luís. Filho de Edivaldo Holanda e Rivanda Berenice, casado com Camila Vasconcelos, Holanda Jr se prepara para assumir o executivo municipal e assumir a missão de pai. Sua mulher espera uma menina. Conheça um pouco mais da trajetória e das propostas do candidato da coligação integrada "Muda São Luís".
O INÍCIO
Tudo começou muito cedo. Bacharel em direito, o candidato iniciou sua trajetória política como líder da juventude de um grande partido. Em 2004 foi eleito vereador com mais de três mil votos, repetindo a dose em 2008, onde alcançou mais de 10 mil votos. Em 2008 alçou voos mais altos e elegeu-se deputado federal com mais de 100 mil votos.
Atualmente disputa o 2º turno das eleições municipais de São Luís tendo como adversário o atual prefeito João Castelo (PSDB).
A CAMPANHA ELEITORAL
Edivaldo conduziu sua campanha no 1º turno de forma propositiva. Enfatizou seus projetos e ações que pretendia desenvolver em sua gestão. Contou com o apoio do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), e de seu candidato a vice, Roberto Rocha (PSB).
Visitou bairros e realizou diversas caminhadas. Reuniu-se com lideranças comunitárias e ouviu os pedidos da população. Participou de entrevistas, debates e sabatinas. Chegou ao 2º turno liderando a preferência do eleitorado. Registrou 186.184 votos, contra 156.320 do 2º colocado.
No 2º turno manteve a mesma linha adotada no início da campanha. Com ações propositivas, caminhadas e encontro com lideranças.
AS ALIANÇAS
Holanda Jr manteve o apoio de Flávio Dino, e ao lado de Roberto Rocha recebeu a colaboração do ex-candidato Ednaldo Neves (PRTB), da atual vice-prefeita Helena Duailibe (PMDB), dos deputados estaduais Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB) do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB) e diversas lideranças.
AS PROPOSTAS
Amplo projeto para revitalização do Centro Histórico, com o objetivo tornar atrativa a mais importante área turística da cidade e Patrimônio Mundial da Humanidade. Iremos recuperar os prédios deteriorados em parceria com a iniciativa privada e/ou com o Programa Federal Minha Casa Minha Vida, para que alguns desses prédios históricos se tornem moradias. Ruas serão revitalizadas, a iluminação pública revista, a limpeza urbana aprimorada e a segurança reforçada.
Propor, em conjunto com o Governo do Estado, um projeto para transformar o prédio do SIOGE, que atualmente está em desuso, em um novo mercado municipal, revitalizando todo o seu entorno, a exemplo dos mercados de Fortaleza e São Paulo.
Incentivar a instalação de empresas de tecnologia, bem como escritórios de grandes empresas, no centro histórico, como aconteceu na cidade do Recife.
Utilizar prédios do centro para instalar escolas municipais além de atrair faculdades para a região. Fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura e Revitalização da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também vamos consolidar o Plano Municipal de Turismo orientado pelo Plano Nacional de Turismo e do Programa de Regionalização, visando o planejamento participativo da política pública municipal.
Reformar, adquirir novos instrumentos e contratar mais professores, aumentando as vagas da Escola Municipal de Música.
Promoção de uma ação cultural descentralizada pelos bairros, através dos CPCs, que serão espaços para as diversas manifestações artísticas, culturais e de educação, aproveitando e incorporando os grupos organizados nas comunidades.
Criação de um calendário de eventos para a cidade. Além das datas exploradas atualmente, incentivaremos a realização de novos eventos, com o objetivo de difundir a rica cultura de São Luís.
Valorizar o turismo como fonte geradora de emprego e renda para São Luís. Além de dar uma solução para a poluição das praias e recuperação do Centro Histórico, vamos estimular o ensino profissionalizante na área do turismo.
Melhorar a qualidade da merenda escolar ao aproveitar ingredientes comprados diretamente dos produtores da zona rural de São Luís.
Investir em ensino profissionalizante através de parcerias com o SENAI, empresas privadas e Governo Federal. Também implantar novos CVTs municipais – Centros de Vocação Tecnológica.
A Implantação de um cursinho de pré-vestibular exclusivo para alunos da rede pública. Qualificar os professores da rede e proporcionar um plano de cargos e salários justo.
Promoção de atividades esportivas e recreativas aos fins de semana. Edivaldo vai construir 20 novas creches em tempo integral, em parceria com o Programa Brasil Carinhoso, garantindo às mães tranquilidade para trabalhar e segurança e educação para nossas crianças.
Tarifa integrada, com a qual o passageiro pega quantos ônibus forem necessários durante um certo período de tempo, sem precisar passar pelo terminal: cada ônibus será um terminal. Construir dois grandes corredores para ônibus que cortarão a cidade: Sentido Norte/Sul - saindo do São Francisco, seguindo pela Jerônimo de Albuquerque até o São Cristóvão; Sentido Leste/Oeste – ligando o Monte Castelo, passando pelo Anil, chegando ao Cohatrac.
Investir na infraestrutura viária e ligar as grandes avenidas da cidade entre os bairros, evitando que os moradores desses bairros precisem passar mais tempo nos principais corredores de veículos da cidade. Como já acontece nas grandes capitais brasileiras, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Luís vai monitorar e controlar o trânsito da cidade, usando câmeras, novas tecnologias e agentes de trânsito preparados para melhorar o fluxo.
Construção de um hospital de urgência e emergência para atender às necessidades de São Luís e região. Ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de 9 para 14 equipes. Entregar 03 novas UPAs a São Luís, conforme está previsto no orçamento do Governo Federal. Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública, incluindo a modernização da Intranet Saúde Total.
Estabelecer parceria com o Governo Federal e Estadual para viabilizar um plano para zerar o déficit atual tanto no abastecimento de água quanto na coleta e tratamento do esgoto. Promover ação emergencial para a despoluição de nossas praias, que hoje estão interditadas.
AS PESQUISAS
"Edivaldo foi contra a impugnação da pesquisa do único instituto que acertou o percentual do 1º turno. E logo na segunda-feira a justiça reconheceu a ilegalidade da suspensão e a pesquisa pode ser liberada", informou a assessoria de comunicação do candidato.
A POLÊMICA DO VÍDEO
As imagens divulgadas durante a última semana de campanha, onde Edivaldo aparece pedindo o apoio de militares movimentou o cenário político local. "Um vídeo fraudulento, montado. Logo no dia seguinte foi divulgada a verdadeira missão: pedir votos", alegou a assessoria.
O Imparcial )

Nenhum comentário:
Postar um comentário