quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Maranhão já tem mais de um milhão de veículos rodando

 

G1 MA


O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, o Estado tem um total de um 1.053.813 veículos.
O maior número é de motocicletas, mais de 500 mil, representando quase metade da frota. Em seguida aparecem os automóveis, mais de 300 mil e depois as motonetas. Com tantos veículos nas ruas e sem a expansão da malha viária, com a abertura de grandes avenidas, os engarrafamentos são constantes nas maiores cidades.
Com a deficiência da sinalização e da fiscalização nas ruas, o que se vê é um festival de infrações: motoristas cruzando sinais vermelhos, subindo em calçadas e até dirigindo na contramão para não perder tempo nos engarrafamentos.
O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão
O festival de infrações no trânsito começa cedo nas proximidades do bairro do Turu, em São Luís. No cruzamento da rua Boa Esperança com a Avenida São Luís Rei de França, os carros passam no sinal vermelho, disputam espaço com as motos e fazem fila na contramão. Sair da fila de carros e andar na contramão na pista vazia parece mesmo tentador para quem está atrasado, mas esta é uma infração grave, passível de multa e mais cinco pontos na carteira de habilitação. Quem enfrenta o transito da região todos os dias sabe que é comum o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro. “Aqui a gente não olha agentes da SMTT. Tanto à noite, quanto de dia, a gente vê veículos que atravessam aqui no semáforo fechado”, conta o vigilante Aldair Mendonça.
Em vários trechos da Avenida São Luís Rei de França, o espaço da calçada está sendo utilizado como via alternativa para fugir dos engarrafamentos. Esta infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito e coloca em risco os infratores e as pessoas que normalmenteutilizam as calçadas. Na altura da entrada do Parque Vitória, a calçada serve de passagem para motos, carros e até caminhões, chegando a ter congestionamento de veículos. O pedestre tem que se adaptar par

Nenhum comentário:

Postar um comentário