quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MPE investiga derrame de pesquisas eleitorais



Procurador regional eleitoral Alexandre Assunção e Silva



O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal estão monitorando 21 pesquisas eleitorais que foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) nos últimos dias, sobre as eleições no segundo turno em Teresina. O procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, abriu inquérito no primeiro turno para apurar irregularidades e fraudes no uso de pesquisas.
O MPE abriu procedimento para investigar a divulgação de pesquisas em vários municípios. Vários partidos políticos denunciaram fraudes em pesquisas eleitorais nos municípios do Piauí. Os promotores eleitorais receberam ofício circular do procurador eleitoral orientando-os a observarem as pesquisas e abrirem procedimento onde o caso lhe conviesse.
Segundo as denúncias, os partidos e os candidatos alegam que alguns institutos de pesquisa cometem crimes eleitorais, de falsidade ideológica, fraude, omissão de dados e informações falsas para fins eleitoreiros. O procurador recebeu as denúncias e mandou apurar alguns casos específicos. O número de pesquisas no segundo turno chamou ainda mais a atenção do procurador.
O secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, afirmou que estava sendo arquitetado um golpe com pesquisas em Teresina no segundo turno. Ele disse que três institutos iriam apresentar resultados de pesquisa - um dizendo que Firmino Filho (PSDB) estaria 7% à frente de Elmano Férrer (PTB); outro instituto daria que Firmino estaria caindo nas pesquisas e estaria com 4,5%; e um terceiro daria empate técnico. "Isso tudo tem por finalidade dizer que Firmino estava caindo nas pesquisas, depois da entrada da presidente Dilma e do ex-presidente Lula pedindo votos para Elmano Férrer", comentou Robert Rios, durante entrevista a televisão.
Foi aberta uma investigação para comprovar a manipulação de resultados e eventual fraude nas pesquisas. A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de algumas pesquisas eleitorais com base em números que não corres-pondem à realidade. (LC-Diário do Povo ) )

Nenhum comentário:

Postar um comentário