quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rejane quer mudanças na qualidade do lanche escolar




Garantir lanches saudáveis aos alunos das instituições de ensino público e privado do Piauí, na área da educação infantil e do ensino médio, é o objetivo principal do Projeto de lei da deputada Rejane Dias (PT) em tramitação nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. A medida torna obrigatório lanches de boa qualidade com vitaminas, proteínas, carboidrato e sais minerais.

A proposta exclui refrigerantes, sucos artificiais, balas, prirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, pipoca industrializada, salgadinhos, fritura em geral, alimentos industrializados proveniente de gordura saturada que ultrapasse 10% das calorias totais, além de alimentos cuja preparação seja utilizada gordura vegetal.

Outra finalidade do projeto da parlamentar petista é reduzir o alto índice de obesidade nos alunos dessa faixa de idade. Também visa prevenir a diabetes, hipertensão arterial, além da mortalidade infantil.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, em 2004, a obesidade infantil era de até 40% nesses estudantes dos países europeus. Está comprovado que a obesidade infantil acontece até 6 anos de idade e na adolescência.

Na justificativa, a deputada Rejane Dias cita que "números da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam maiores casos de obesidade infantil nas faixas da classe alta da sociedade" A obesidade infantil está relacionada a diversas complicações, além da alta taxa de mortalidade. Com destaque para as crianças africanas com um aumento de sobrepeso.

Dados do IBGE indicam o alto índice de crianças com obesidade dobrou de 15% para 34,8%, a partir de 2009.



 

Repórter : Emerson Brandão -/Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário