quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ministras enrrolam governador e bancada federal piauiense

O deputado federal Júlio César (PSD) vai pedir ao coordenador da bancada federal João Vicente Claudino (PTB) que agende uma audiência com a presidência Dilma Rousseff (PT) para se discutir o baixo investimento no Estado do Piauí. O deputado afirmou que as ministras das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Planejamento, Miriam Belchior entraram em contradição quando o assunto foi a liberação de recursos de emenda para o Estado do Piauí.

Durante a reunião da bancada federal do Piauí, com a presença do governador Wilson Martins (PSB), a ministra do Planejamento disse que com relação a emendas – individuais e coletivas, o assunto deveria ser tratado diretamente com a ministra de Relações Institucionais. Isso depois de não dar nenhum garantia de liberações para o Estado em relação a outros pedidos. Acontece que na audiência no dia anterior, Ideli Salvatti orientou que “quanto mais sucesso vocês tiverem lá, no Planejamento, mais terão aqui comigo”. 
- Ministra Miriam Belchior: ela disse que não é com ela.

Diante do impasse, Júlio César interrompeu a ministra do Planejamento, e relatou que a ministra das Relações Institucionais, no dia anterior tinha ficado surpresa com os empenhos ocorridos recentemente, segundo levantamento apresentado pelo próprio parlamentar.

“Esse relatório que eu entreguei para senhora, evidencia que tem muitas emendas que foram empenhadas que ela, Ideli, não tem, inclusive, conhecimento, ministra Belchior. Foi o próprio ministro de cada pasta que fez à revelia da ministra Ideli. E ela foi enfática, converse isso com a ministra do Planejamento”, disse Júlio César durante a reunião no ministério do Planejamento, procurando entender a situação.

“Pois nós duas vamos ter uma conversa com o respectivo ministro. Porque para você deputado, ter uma idéia, nós bloqueamos o empenho das emendas, exatamente para que não ocorresse isso sem que houvesse conhecimento da ministra das Relações Institucionais”, disse Belchior.

O deputado Júlio César, no entanto, voltou a insistir baseado em levantamento próprio, alegando que o bloqueio das emendas, no entanto, “não tinha surtido efeito, porque os empenhos continuavam”. “Com todo respeito à informação que a senhora está dando, mas na última semana foram empenhadas três emendas de outros estados”, acrescentou o parlamentar pelo Piauí. “Então, se foi, foi porque a Ideli liberou”, disse a ministra.

Em entrevista o deputado avaliou que diante do impasse seria “necessário que a bancada se mobilize, sob a liderança do governador Wilson Martins (PSB) e do coordenador da bancada João Vicente Claudino (PTB), para que a situação seja levada à presidente Dilma Rousseff”. ( Romulo Rocha/Portal AZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário