quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Combate a Hanseníase é lembrado em café da manhã em Timon

 
 
# Profissionais da saúde falam sobre hanseníase  Para marcar o dia Mundial de Combate a Hanseníase a Secretaria Municipal de Saúde de Timon ofereceu na manhã de hoje (31), um café da manhã para cerca de 40 pacientes em tratamento. O evento aconteceu na Policlínica, no bairro Parque Piauí e contou com a presença de representantes de entidades de combate a doença e profissionais de saúde.

A Policlínica de Timon é referência no atendimento a pacientes com hanseníase, desde a detecção do bacilo, até a conclusão do tratamento. Segundo a coordenadora do programa nacional de combate a doença, a hanseníase quando detectada logo no inicio tem cura." As pessoas precisam aprender a se olhar e saber que qualquer mancha na pele pode ser um sinal de alerta. O tratamento é eficaz e gratuito e não há a necessidade de isolamento do paciente, basta procurar uma unidade de saúde”, disse Lucimar Batista.

O diagnóstico precoce evita o agravamento da doença. O tratamento dura entre seis e doze meses. Se realizado corretamente o portador deixa de transmitir a doença para outras pessoas pelas vias respiratórias, logo no inicio do uso da medicação. O dia mundial de combate a hanseníase terá continuidade a partir das 14h desta quinta-feira (31/01) no Posto de Saúde do bairro Cidade Nova, onde haverá uma palestra e uma apresentação do teatro de bonecos com a peça “Hanseníase tem cura”.( Secom )

Nenhum comentário:

Postar um comentário