O reajuste dos professores e a inauguração de escolas em todo o Piauí melhoram o nível da educação do Estado.
Josué Nogueira/Ccom
Estudantes com bons desempenhos recebem homenagem da Seduc (Foto:Divulgação Seduc)
Obter grandes índices e participação em massa dos estudantes piauienses
na Prova Brasil 2013 é uma das metas da Secretaria Estadual de
Educação. A prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) tem o objetivo de
avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.No questionário aplicado no quinto e nono ano do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem itens de língua portuguesa e matemática. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Os professores das turmas e escolas avaliadas também respondem a um formulário que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
O levantamento de informações e o questionário feito aos alunos são importantes por que servem como ferramenta para aprimorar a educação e a redução de desigualdades existentes. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Para o período letivo de 2013 a expectativa do secretário de Educação Atila Lira é que seja um ano proveitoso tanto para os alunos quanto para os professores que receberam um reajuste de 15,8% acima do piso nacional da educação. “Foi uma decisão muito importante do governador Wilson Martins e com grandes reflexos para a educação piauiense começar o ano letivo com tranquilidade e muita dedicação para melhorar a educação do nosso Piauí”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário