segunda-feira, 25 de março de 2013

Domingo de Ramos em Fortaleza

Católicos percorreram as principais ruas e avenidas do Centro de Fortaleza em procissão lembrando Jesus Cristo
A Semana Santa é um dos momentos mais esperados pelos cristãos. Nela, a Igreja Católica relembra toda a agonia de Jesus Cristo, sua morte para a salvação dos cristãos e, por fim, sua gloriosa ressurreição no Domingo de Páscoa. Enaltecendo um dos ensinamentos de Jesus de amar uns aos outros e acolher os mais necessitados, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi Marques, presidiu, ontem pela manhã, as liturgias da procissão e missa do Domingo de Ramos.

Neste domingo, logo cedo, milhares de fiéis aglomeravam-se dentro e fora da Igreja do Cristo Rei, no bairro Aldeota, para a partir dali seguir pela Rua Costa Barros até a Catedral de Fortaleza FOTO: JOSÉ LEOMAR


A celebração marca a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim, segundo a Igreja, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias".

Neste domingo, logo cedo, milhares de fiéis aglomeravam-se dentro e fora da Igreja do Cristo Rei, na Aldeota, para a partir dali seguir pela Rua Costa Barros até a Catedral de Fortaleza. José Antônio Tosi Marques celebrou missa que durou cerca de 40 minutos. O arcebispo leu textos dos evangelhos de Lucas e Mateus e relembrou a entrada de Jesus em Jerusalém. Em um outro momento, o padre explicou o significado da Quaresma. "É o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, que se dá num processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição", disse o arcebispo.

Depois, milhares de fiéis, juntamente com membros da igreja local, saíram em cortejo pelas principais ruas da cidade entoando músicas religiosas, preces e mostrando nas mãos alegres os ramos.

Caminhada
A gestora de recursos humanos, Adriana Muniz, 24, estava feliz por participar mais uma vez da caminhada. "É um momento único na minha vida. Todos os anos, desde pequena, me incluo na procissão. Acho importante outros jovens participarem", disse. A sua irmã, a contabilista Maria de Fátima Muniz, 18, lembrou que é necessário se encontrar com Deus desde cedo. "Tudo que nós temos é graças às bênçãos de Deus. Jesus merece essas homenagens e todos aqui estão de parabéns", afirmou.

Já a aposentada Josi Cavalcante, 61, fez uma observação importante. Ela se disse surpresa com a quantidade de jovens participando das missas e caminhada. "Acompanho o Domingo de Ramos desde criança. Fui criada em uma família bastante religiosa e fico feliz em ver que os jovens estão mais preocupados em ter Deus na alma e no coração".

Já na Catedral Metropolitana, o arcebispo voltou a mencionar a importância de lembrar e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo. "Nosso mestre nos ensinou amar o próximo. Devemos praticar esse gesto de carinho com nossos irmãos", disse.

A procissão chamou atenção do casal de turistas do Espírito Santo que veio passar as férias na Capital. O empresário Airton Feitosa Camargo, 51, disse que a quantidade de pessoas é uma prova de que o povo fortalezense é respeitoso a Deus. "Achei fantástico. Milhares de pessoas entre jovens e adultos em perfeita harmonia com Jesus", disse ele. Sua esposa Clarissa Camargo, 48, ficou surpresa com o tamanho e a beleza da igreja. "A Catedral é muito bonita, estou surpresa com a quantidade de pessoas que participam da missa".

A estudante Jéssica Soares Brasil, 14, participou pela primeira vez da procissão. Gostou tanto que pretende retornar nos próximos anos. "Recebi o convite de alguns amigos da escola que fazem parte do Shalom. A caminhada foi emocionante como também as palavras do arcebispo durante a pregação".

Público
O arcebispo dom José Antônio Tosi, disse que ficou emocionado com a presença maciça de fiéis. "Fico feliz por ver que o público compareceu em massa para celebrar o Domingo de Ramos. É um grande gesto de fé. A fé do povo cearense se renova a cada dia, e isso é importante. Abraço a todos que compareceram", disse.

O padre reforçou o lema da Campanha da Fraternidade 2013 que, neste ano, retoma o tema Juventude e se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades.

Jovens fazem flashmob em Fortaleza
O evento reuniu pessoas no Dragão do Mar que, por meio de coreografia e músicas, fizeram um convite para Jornada Mundial da Juventude FOTO: JOSÉ LEOMAR
Uma animação intensa tomou conta do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ontem, quando mais de 100 jovens realizaram um flashmob no espaço público, com direito à música, coreografia e celebração da amizade. Nem o sol forte intimidou os jovens, cujo principal objetivo era divulgar, por meio da dança, a Jornada Mundial de Juventude (JMJ) e incentivar que outras pessoas possam participar do encontro, que acontece em julho, no Rio de Janeiro, com a presença do para Francisco, já confirmado para o encontro.

Ao som da música, os jovens mostraram o resultado de um trabalho de duas semanas de ensaios. A letra da música "Alvorecer", escolhida para a dança, desafiava os jovens a fazer a diferença, amar o próximo e contribuir com um mundo melhor. A dança fez parte do Domingo de Ramos e da Jornada Diocesana da Juventude que, neste ano, tem a intenção de preparar os jovens que irão para a JMJ.

A ideia do flashmob, na opinião da estudante de Publicidade Andressa Rios, chama atenção por ser diferente e alegre. "Todo mundo ama música. Usando a dança, nós enchemos o Dragão do Mar de cor, celebração e ousadia. Muita gente parou para olhar". Andressa explica que, além de divulgar a JMJ, o principais objetivos do flash mob é a evangelização que, feita por meio da dança, prende a atenção das pessoas.

Os jovens destacaram os momentos de unidade que tiveram durante a preparação para o flashmob. Fernanda Soares, estudante de Química, conta que ao treinar a coreografia se viu mais próxima dos amigos e irmãos de fé. "A gente começou a ensaiar para abençoar outras pessoas e, quando nos demos conta, os mais abençoados estavam sendo nós mesmo", explica.

Encontro
A Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 23 e 28 de julho deste ano. O objetivo é reunir pessoas que amam a Deus e lutam por um mundo com mais amor, verdade e justiça. O encontro espera reunir cerca de dois milhões de jovens. A última JMJ aconteceu em 2011, em Madrid, Espanha, e reuniu dois milhões de pessoas. A programação do evento de jovens abrange catequeses, testemunhos, adoração, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. "É um encontro onde mostramos ao mundo o nosso testemunho e amor por Cristo e pelas pessoas", comenta a enfermeira Rita Sena, que já está com as passagens garantidas para o evento mundial.

Ela garante, ainda, que está sentindo uma "ansiedade santa", para receber Deus durante os dias do encontro e, claro, ver de perto o papa Francisco. "Precisamos nos unir. Vale a pena todas as ações e atividades que fazemos para incentivar que mais jovens possam ir ao Rio e comunhão diferente com Deus e os irmãos", finaliza.

GIORAS XEREZESPECIAL PARA CIDADE/Diário do Nordeste )

Nenhum comentário:

Postar um comentário