sábado, 23 de março de 2013

Firmino quer explicações da Agespisa

Prefeito Firmino Filho: insafisfação com serviços da Agespisa e prazo para empresa explicar falta dágua



A Prefeitura de Teresina solicitou ontem a Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí) que explique, em cinco dias, as causas do desabastecimento d'água na cidade, nos últimos dois dias, e que medidas estão sendo adotadas para evitar novos problemas. A notificação foi encaminhada à empresa pela Arsete (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina), responsável pela fiscalização dos serviços de distribuição d'água e esgotamento sanitário da capital. 
A Agência pediu um relatório a ser enviado à Prefeitura evidenciando o fato ocorrido, as suas causas, as providências adotadas e as medidas de reservas para o abastecimento nos casos de urgência. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prefeito Firmino Filho quer saber quem são os responsáveis pela falta d'água para ver que medidas jurídicas podem ser adotadas pelo Município. A Agespisa é a responsável pelos serviços de abastecimento d'água e de esgotamento sanitário na capital, mediante contrato de concessão da Prefeitura. 
Firmino considera que a população da cidade teve sua rotina alterada por conta da falta d'água. A Prefeitura informou que 60% das escolas suspenderam as aulas ontem por causa da falta d'água. A Agespisa explicou que o problema foi ocasionado por vazamentos na adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA), que interrompeu o abastecimento por volta das 18h da última quarta-feira. Firmino Filho também procurou a presidente do TCE, conselheira Waltânia Alvarenga, para tratar sobre o modelo de gestão da companhia de águas e esgotos. 
O prefeito disse que não é contra o modelo de subdele-gação dos serviços, mas que uma discussão maior quanto ao formato proposto. Firmino propôs que a Prefeitura, o TCE e a Agespisa formem uma comissão para discutir uma forma alternativa de mudar a gestão da água para que possa contemplar as necessidades de Teresina, com a universaliza-ção da cobertura de esgotamento sanitário e a solução definitiva para o problema de abastecimento d'água na capital.( Diário do Povo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário