Projeto Xadrez na Escola atende 10.000 alunos da rede estadual de ensino
Pedro Rodrigues/Ccom
Prática de xadrez nas escolas (Foto:Divulgação Seduc)
Hoje, em todo o Estado, 100 escolas da rede pública estadual de ensino
são contempladas com o Projeto Xadrez na Escola, implantado pelo Governo
do Piauí, através da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A maioria
delas, 54 escolas, está sediada na capital. As outras 46 espalhadas por
todo o interior. Até o fim do ano a meta é ampliar o Projeto em mais 70
escolas.O Projeto Xadrez na Escola atende, em média, de 80 a 100 alunos, correspondendo a cinco turmas de 20 alunos na maioria das escolas. A disciplina do xadrez para alunos das escolas públicas estaduais é matéria opcional e mantém parceria com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que objetiva o fortalecimento das propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo do estudante nas escolas e buscando a inserção de atividades mais dinâmicas que articulem dimensões de trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
Durante o ano, alunos da rede estadual de ensino recebem curso de xadrez básico, ofertado no contraturno das aulas. O aluno que estuda pela manhã assiste aula de xadrez no turno da tarde. O contrário acontece com o aluno que estuda pelo turno da tarde. A atividade que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo pode levar o estudante a disputar campeonatos nacionais representando a escola onde estuda.
Alunos participam de campeonatos internos passando por uma seletiva após término do curso de xadrez, e em seguida, os selecionados participam dos Jogos das Escolas Públicas do Estado do Piauí (Jetep). Os vencedores disputam mais uma nova etapa até chegar ao campeonato nacional de xadrez, desta vez disputando os Jogos das Escolas do Piauí (JEP) participam todos os alunos de escolas públicas, privadas e instituições filantrópicas.
As metas e projetos da Secretaria Estadual da Educação para o ano de 2013 visam à implantação mais abrangente do Programa Ensino Médio Inovador nas escolas da rede estadual. Além de ampliar o Projeto Xadrez na Escola para mais 70 escolas, principalmente as da rede de ensino da zona rural.
O professor Felinto Ribeiro, coordenador do Projeto, explica a importância do xadrez na vida do estudante para a resolução de problemas. “O Projeto procura desenvolver o raciocínio do aluno de forma mais acelerada, se propondo a não resolver somente probleminhas da escola, mas também os problemas do cotidiano” enfatiza.
Escolas da rede pública estadual que tiverem interessadas em adotar o Projeto Xadrez na Escola devem entrar em contato com a Secretaria Estadual da Educação, pelo número (86) 3216 3244.
Nenhum comentário:
Postar um comentário