segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teresina, Picos e Parnaíba recebem Central de Interpretação de Libras

Até junho, as Centrais estarão funcionando. Em Teresina, a previsão é que mil atendimentos sejam realizados mensalmente.

Jéssica Santos/Ccom
Instrutor e Intérprete de Libras (Foto:Divulgação Seduc)
Para garantir atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, e facilitar o acesso a serviços públicos no Piauí é que serão implantadas três Centrais de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras (CIL).
De acordo com o percentual de pessoas com deficiência auditiva em cada região, os municípios de Teresina, Picos e Parnaíba foram os escolhidos para receber as Centrais. Picos, por exemplo, abrange o munícipio de Jaicós que possui uma grande comunidade de surdos.
“Esses centros vão ajudar a melhorar a qualidade de vida e a comunicação entre os deficientes auditivos e contribuirão para que a sociedade e os órgãos públicos interajam melhor com essa parcela da população”, ressaltou o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina.
A CIL, que será instalada em Teresina, deverá realizar cerca de mil atendimentos mensais. As Centrais poderão realizar atendimento virtual ou presencialmente, já que a Central disporá de computador com webcam de alto desempenho. Presencialmente, o atendimento acontecerá mediante agendamento.
O governador Wilson Martins aprovou o projeto e deu o aval para que o Estado firme as parcerias necessárias com os municípios para a implantação desse serviço que vai melhorar significativamente a vida das pessoas surdas do nosso Estado. “Essa e outas iniciativas mostram que o Governo do Estado tem investido cada vez mais na melhoria das condições das pessoas com deficiência. Um exemplo disso é o Ceir, que recebe mensalmente do Tesouro Estadual um montante de R$ 380 mil para aquisição de prótese e outros equipamentos”, enfatizou Wilson Martins.
A implantação das Centrais de Interpretação de Libras é uma ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa implantar, no ano de 2013, trinta e sete centrais em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário