
A coordenadora do Centro, Rafaela Matos, explica que será uma palestra e um workshop sobre o uso da voz nos dois turnos, para que todos os profissionais possam participar. “Vamos repetir a programação no turno da tarde para atingir aqueles profissionais que trabalham no turno da manhã”.
A fonoaudióloga vai orientar sobre os sintomas e/ou sinais de alerta que podem significar algum problema mais grave, verificar as queixas sobre a voz e correlacioná-las a problemas gerais de saúde, tempo de atuação, hábitos de vida e aspectos vocais. “Cuidar da saúde vocal é imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação vocal”, ressalta Roseane Lima.
A especialista dá algumas dicas que podem ajudar a reforçar a saúde vocal, tão importante para qualquer profissional: Beber muita água, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, não ingerir alimentos gelados, evitar abusos vocais, bocejar e não tomar muito café.
Outra importante é não gritar em excesso, pois usar um tom de voz mais alto ou mais baixo que o habitual força as cordas vocais a um esforço maior e pode provocar a formação de nódulos. “O calo vocal acontece quando a pessoa força demais a musculatura, produzindo assim um choque entre as cordas vocais, devido a tensão exagerada. Como consequência, a voz fica um agudo muito irritante e as pessoas podem, inclusive, perder o fôlego ao falar”, explica Roseane Lima. ( Secom )
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