Os moradores do condomínio Lago Azul, na BR-316, em Ananindeua, querem mudanças imediatas para desafogar o trânsito naquela rodovia.
Eles alegam que estão sendo prejudicados depois das mudanças realizadas
no local, como a retirada de retornos e a implantação de lombadas
eletrônicas de baixa velocidade que tornaram mais lento o trânsito.
Ontem à noite, eles se reuniram, no próprio condomínio, com políticos
que vem negociando com o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNit) uma solução para o problema.
“A gente perdeu a nossa qualidade
de vida, tem gente adoecendo por causa do estresse. Antes a gente
levava 20 minutos para chegar ao centro agora leva uma hora e meia, uma
hora só de engarrafamento”, protesta a médica Suely Miranda Sanz, que se
viu obrigada a fechar o consultório que tinha em Batista Campos, no
centro de Belém, depois das mudanças no trânsito. Como ela, outros
médicos também estão de mudança para Ananindeua.
O advogado Helder Cabral conta que agora só
vai ao centro de Belém “em último caso”. Quando precisa ir a um banco
nas proximidades, ele conta que prefere tomar um ônibus do que suportar
meia hora de engarrafamento só para fazer o retorno no viaduto. “Mudou
muito a vida da gente aqui, nós não temos mais horário para cumprir
nossos compromissos ou temos que sair com bastante antecedência”,
reclama.
NEGOCIAÇÕES
O vereador Helder Júnior relatou aos
moradores as negociações que vem mantendo, junto com outros vereadores,
com o DNit. No mês passado, foi realizada uma reunião entre o Ministério
Público Federal (MPF), o DNit e os vereadores, quando ficou acertado
que deveriam ser tomadas medidas para amenizar o problema. Foi dado um
prazo de um mês para o DNit apresentar soluções.
Entre as sugestões apresentadas ao DNit, em Brasília, estão o aumento da velocidade
de 40 km/h para 60 km/h na lombadas eletrônicas implantados no
município. O DNit também já se comprometeu, segundo o vereador, em
construir até agosto três passarelas na BR-316 para substituir as
lombadas eletrônicas. Há ainda a sugestão de implantação de sinais de
trânsito que fechariam durante 40 segundos só quando acionados pelos
próprios pedestres.
Na próxima segunda-feira (6), os vereadores
já têm agendada uma reunião com o superintendente do DNit no Pará, David
Wilkerson Bessa da Luz, para tratar do assunto.
(Diário do Pará)
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