sexta-feira, 3 de maio de 2013

Piauí reforçará educação, saúde e tecnologia em parceria com Banco Mundial

A proposta preliminar é de contratação de U$ 200 milhões para investimentos prioritários em educação, saúde e ciência e tecnologia.

Vanessa Mendonça /Ccom
 
 
 
 
 
 
 
Wilson Martins recebe a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel (Foto:Thiago Amaral)
O governador Wilson Martins recebeu nesta quinta-feira (2), a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel. Durante reunião de trabalho, as equipes do Governo do Estado e da instituição financeira debateram, inicialmente, a possibilidade de conclusão de operação de crédito autorizada em 2011, pela Assembleia Legislativa do Piauí.
A proposta preliminar é de contratação de U$ 200 milhões para investimentos prioritários em educação, saúde e ciência e tecnologia.
“O DPL (modelo de empréstimo que o Governo do Piauí contratou com o BM no valor de U$ 350 milhões) foi fundamental para mantermos investimentos em um momento de seca e subsequente à crise financeira que se estende desde 2008. Conseguimos equilibrar as contas do Estado com estabelecimento de metas e cobrança de resultados no qual o DPL foi muito importante”, avaliou o governador Wilson Martins sobre a primeira fase da operação de crédito.
Deborah Wetzel também elogiou a parceria com o Piauí e destacou o modelo brasileiro, em especial o piauiense, de crescimento com inclusão social e sustentabilidade. “Estamos muito satisfeitos com o programa DPL executado no Piauí. A continuidade desse apoio aos estados com quem o Banco tem parceria é muito importante para nós”, comentou.
Na primeira etapa da operação de crédito com o BM, executada em formato DPL, o Governo do Piauí investiu na quitação da dívida intralimite acumulada até então e que emperrada a realização de investimentos com recursos próprios do Estado. Também foram utilizados recursos para inclusão produtiva de agricultores familiares, educação e segurança pública.

“Nossos técnicos estão trabalhando o início dessa segunda fase da operação para reforço na saúde no interior do Estado, ao programa de escolas de tempo integral, ciência e tecnologia e no desenvolvimento dos Cerrados”, listou Wilson Martins.
Modalidade
Durante a reunião, Déborah Wetzel apresentou uma nova modalidade de operação de crédito que o Banco Mundial está executando no Brasil chamada P4R (Programa por Resultado), já contratada no país pelo estado do Ceará.
O novo modelo substituirá a operação SWAp e tem como características o financiamento de programas, desembolso por resultados, fortalecimento da capacidade institucional e gerência de riscos fiduciários e de salvaguardas, tendo como meta. O apoiar do crescimento econômico com redução das desigualdades e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário