quinta-feira, 30 de maio de 2013

Será lembrada como freira?


Carlos Chagas







Tem gente que reclama contra da postura áspera, rígida e  não raro mal-educada da presidente Dilma quando ela  se dirige  a seus subordinados gritando e admoestando,  inclusive ministros.
Trata-se de uma questão de perspectiva,  de ângulo de visão, porque já  imaginaram se Joaquim Barbosa virar  presidente da República?
No julgamento do  mensalão ele confrontou diversos ministros seus colegas  com palavras mais do que  deselegantes, e agora,  na presidência do Supremo Tribunal Federal,  continua o mesmo.
Já ofendeu   gravemente   jornalistas e  destratou advogados, mas esta semana investiu de forma virulenta  sobre juízes representantes de associações de classe.
Chegou a mandar um deles,  que revidava suas  agressões,   a baixar a voz, calar a boca e só falar quando ele determinasse.
Disse que as associações de magistrados  não representam a nação e encerrou a reunião, depois de afirmar  que sorrateiramente e em surdina elas tramaram a criação de mais quatro  Tribunais Regionais Federais na beira da praia.
O público costuma  aplaudir  e elogiar  o comportamento de Joaquim Barbosa, mas, convenhamos,  numa eventual eleição dele para presidente da República, de que alguns partidos cogitam, o mínimo a concluir será que Dilma Rousseff comporta-se como uma freira, no palácio do Planalto, caso mantido o temperamento do ministro. 
PERIGO DE CONFRONTO
Vinte mil pastores evangélicos estão reunidos em Brasília, num congresso das Assembléias de Deus, sendo que a maioria aplaude o deputado-pastor  Marco Feliciano,  sempre que seu nome é  referido.
Ninguém pede  a renuncia dele da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, muito pelo contrário, emprestam-lhe apoio.
Está o país diante de um perigoso confronto, porque de um lado  as igrejas evangélicas  vem se manifestando em favor dos obscuros conceitos expostos pelo deputado-pastor,  ele que é adversário dos homossexuais, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da  liberação do aborto,   além de ter  acentuado   que Deus puniu John Lennon e os  Mamonas Assassinos com a morte  porque ridicularizavam a religião.
Como de outro lado  aumentam os contingentes dos que protestam, até violentamente, contra a presidência de  Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos,  o mínimo a temer são as consequências  desse choque de concepções, capaz de levar a batalhas campais em nome da fé, como nos tempos medievais.
QUANDO JUÍZO FAZ FALTA
Em 1950  os exércitos chineses entraram pela Coréia do Norte e invadiram a Coréia do Sul,  derrotando os americanos.  O comandante das forças dos Estados Unidos, general Douglas  MacArthur, pediu licença ao estado maior, em Washington,  para bombardear território chinês, de onde saiam os soldados invasores.  Queria destruir as pontes que ligavam a China à Coréia do Norte, para impedir a entrada de mais tropas comunistas.
O  estado maior, empenhado em evitar a terceira guerra mundial, deu-lhe licença para bombardear apenas a metade das pontes, aquelas que estavam em território coreano.
MacArthur exasperou-se, porque em seus 52 anos de vida militar,  jamais tinha ouvido falar na hipótese de destruir meia-ponte, deixando intacta a outra metade.  Acabou demitido,  celebrando-se depois o cessar fogo entre americanos, coreanos e chineses.
Agora que a Coréia do Norte adota a  mesma política agressiva e ameaça lançar mísseis nucleares  na Coréia do Sul, sempre protegida pelos americanos,  retorna a sombra de uma guerra mundial, porque a China, mesmo tendo aderido ao socialismo capitalista, não deixará de apoiar a Coréia do Norte.
Seria bom que todos criassem juízo,  porque o resto do mundo não tem nada com isso, mas sofrerá os efeitos de uma guerra capaz de destruir o planeta.
 ( Tribuna da Imprensa )

Nenhum comentário:

Postar um comentário