segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Timon possui Serviço Especializado de Assistência Social

 
 
# Creas Visando à proteção de vítimas de violência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Timon tem prestado à população serviços especializados, oferecendo atenção e acompanhamento continuado e articulado a crianças e adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, dentre outros indivíduos em situação de risco pessoal e social. O objetivo é levar esse público à superação de adversidades e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Creas, que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e do Trabalho (Semdes), localizado na Rua Eliseu Silva, 480, Bairro Santo Antônio, configura-se como uma unidade pública estatal, integrada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Conta com uma equipe multiprofissional, que promove a integração de esforços e serviços para a potencialização das ações junto aos seus usuários, garantindo a privacidade e preservação da integridade e dignidade de usuários.

Famílias atendidas

Atualmente, 77 famílias são atendidas pelo Creas de Timon. São 44 casos de crianças vítimas de abuso sexual, um caso de trabalho infantil, quatorze de violência contra o idoso, dois casos de maus tratos a deficientes, sete de violência contra mulher, oito casos de pessoas em situação de risco e nove adolescentes em medidas socioeducativas (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade).

Segundo a coordenadora do SUAS em Timon, Adriana Cabral, a Prefeitura de Timon já realizou adesão ao estado para a construção de um segundo Creas na cidade. “Com um segundo Creas, conseguiremos dividir a cidade em dois polos, para melhor acompanhar a população”, explica. Além da nova unidade, o governo municipal também fez adesão para a construção de um Centro POP (acolhimento de pessoas em situação de risco) e de uma Residência Inclusiva (acolhimento de pessoas com deficiência).

Serviços

O Creas de Timon conta com dois assistentes sociais, dois psicólogos, um assistente jurídico, três orientadores sociais e uma coordenadora, oferecendo serviços apoio, orientação e acompanhamento a famílias que não estão com os laços totalmente rompidos. São serviços de acolhida a escuta qualificada individual, busca ativa de demandas, campanhas educativas, de visitas domiciliares, atendimento sociofamiliar, acompanhamento psicossocial, com abordagem clínica, orientação jurídico-social grupos de reflexão, dentre outros.(Secom )

Nenhum comentário:

Postar um comentário