Gildean Farias
O Imparcial
Usuários do plano de saúde Unimed São Luís realizaram vários protestos em frente à sede da operadora |
Em entrevista a O Imparcial, o gerente de Monitoramento Econômico de Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Marcelo Motta, disse que o prazo estipulado para a portabilidade extraordinária, definida pela Resolução Operacional 1495 de 19 de agosto de 2013, será encerrado no dia 18 de outubro, e que a partir dessa data, a Unimed São Luís deverá ser liquidada, o que fará com que os beneficiários da operadora que ainda não tiverem feito a migração, fiquem sem atendimento de plano de saúde. “É muito importante que os beneficiários procedam o mais antes possível, de forma a escolher um dos planos dentro do prazo. Pois, caso a Unimed São Luís venha a ser liquidada após o dia 19 de outubro, o beneficiário ficará sem plano”, alertou o gerente.
Marcelo Motta explicou ainda como os beneficiários que ainda não fizeram a migração, devem proceder para aderir à portabilidade. Segundo ele, os usuários contam com um Núcleo de Atendimento Presencial, especialmente montado pela ANS para orientar quanto às portabilidades extraordinárias em andamento na capital maranhense. O ponto de atendimento foi montado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, localizado na Avenida Alexandre de Moura, nº 182, no Parque do Bom Menino, no Centro de São Luís. Os consumidores poderão procurar o núcleo de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 15h.
De posse das informações sobre o produto que possui na Unimed São Luís, o beneficiário deverá se dirigir até o Núcleo de Atendimento Presencial, onde será apresentado a uma tabela de planos ofertados para a portabilidade, para saber qual deles está disponível dentro das especificidades do produto adquirido na Unimed. O beneficiário receberá ainda todas as informações necessárias sobre o novo plano escolhido.
O representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar ressalta, porém, que antes de se desligar da Unimed, o beneficiário deverá ir até a nova operadora escolhida e realizar todos os procedimentos necessários para a seu ingresso no plano. Assim, ele deve se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-lo imediatamente, caso esteja com a documentação necessária (Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na Unimed, referentes ao período dos últimos seis meses).
“Caso o beneficiário faça o desligamento da Unimed São Luís antes de ingressar no novo plano escolhido, poderá ficar sem assistência. Somente após realizar todos os procedimentos de ingresso no novo plano, é que o beneficiário deverá procurar a Unimed e comunicar o seu desligamento”, orienta Marcelo Motta.
O gerente lembra ainda que, até que seja concluído todo o processo de portabilidade do usuário, a Unimed São Luís é obrigada a arcar com todos os atendimentos a que o beneficiário tem direito, de acordo com o produto adquirido e, que este beneficiário continuará pagando suas mensalidades na data norma que sempre pagou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário