quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Casa da Gestante de Floriano será entregue em fevereiro

 

 

A Casa já está mobiliada e equipada pronta para ser entregue

Mayara Ferreira/Ccom
Casa da Gestante de Floriano funcionará em um anexo do Hospital Regional Tibério Nunes (Foto:Kalberto Rodrigues)
O Governo do Estado entregará, em fevereiro, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), em Floriano, município situado a 244 quilômetros da Capital. A 500 metros do Hospital Regional Tibério Nunes, o anexo funcionará como uma residência provisória para grávidas, mulheres que deram à luz recentemente e recém-nascidos em situação de risco.
Uma equipe de referência em saúde garantirá acolhimento, orientação, hospedagem e alimentação para até 15 mães e bebês, inicialmente. Segundo a superintendente Estadual de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, só serão hospedadas no local as mulheres avaliadas e classificadas em situação de alto risco.
“Para serem apontadas para a hospedagem e tratamento na CGBP, as grávidas passarão por uma avaliação prévia no hospital e, dentro de uma classificação, aquelas que tiverem em situações de alto risco já ficarão hospedadas na Casa da Gestante para serem cuidadas pela equipe de saúde, evitando consequências negativas. No caso dos recém-nascidos, eles também receberão tratamento diferenciado”, destaca.
O Governo do Estado investiu cerca de R$40 mil entre equipamentos, mobiliário, material e recursos humanos. No momento, os profissionais estão passando por capacitação e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue com a implantação dos protocolos de regulação e de fluxo de cuidado das mulheres, que possibilitará a inauguração.
A superintendente de Atenção à Saúde acrescenta, ainda, que a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e os Hospitais Regionais de Picos e Parnaíba também ganharão Casas da Gestante. Segundo ela, os recursos já foram assegurados pela rede Cegonha para instalação da Casa nesses municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário