quarta-feira, 23 de abril de 2014

Presidente da Assembleia do (MA), Arnaldo Melo, recebe comitiva de franceses

 

Jéssica Barros / Agência Assembleia
Antes de dar inicio a audiência pública que trouxe como temática “A sustentabilidade dos CEFFA’S”, realizada nesta quarta-feira (23), uma comitiva de representantes das Casas e Escolas de Famílias Rurais do Brasil e da França esteve na presidência da Assembleia Legislativa onde foram recepcionados pelo presidente, deputado Arnaldo Melo (PMDB) e por seus pares Manoel Ribeiro (PTB), Rigo Teles (PMDB) e Zé Carlos (PT), o idealizador do evento, para uma visita de cortesia.

“Zé Carlos com muita sabedoria e sensibilidade destacou a importância desse evento da pedagogia da alternância e a Assembleia declarou apoio total. Ele voltou mais empolgado com o que viu e programou essa audiência. A nossa Casa neste momento abraça tanto os nossos visitantes franceses quanto os nossos conterrâneos de outros Estados que promovem a agricultura familiar independente de desigualdades regionais”, assegurou Arnaldo.

Na visita, o deputado Zé Carlos, fez a apresentação de todos os membros envolvidos com o movimento CEFFA’s e explicou que a realização da audiência tem como principal objetivo fortalecer a valorização da educação no campo. “Uma das nossas pautas é mostrar a importância da pedagogia e alternância dentro do Estado do Maranhão para um progresso e desenvolvimento mais rápido, ou seja, para que haja crescimento não há outra saída, senão investimento na educação”, disse.

Ao final das apresentações, num ato de boas-vindas, os parlamentares presentearam cada um dos convidados com a entrega de troféus e de livros com fotografias de belezas naturais do Maranhão.

Para compartilhar com os brasileiros sua experiência na França, Marie Elizabeth, presidente da Federação da MFR de Isère, fala da vivência em casas familiares rurais.  “Eu acho que a gente não pode tomar as casas familiares da França e fazer exatamente a  mesma coisa aqui. Não é  que nós achamos. Temos culturas diferentes. é preciso que os brasileiros façam o que eles acham e o eu desejam. A gente fala só da nossa experiência depois a gente espera que isso possa servir pra todo mundo”.

Na oportunidade, o grupo pôde conhecer a estrutura do Salão Nobre da Assembleia e em seguida, acompanhar a sessão ordinária de dentro do plenário.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na sala da presidência a comitiva de brasileiros representada por Marco Antônio, da ARCAFAR-SUL (Associação de Casas e Famílias Rurais do Sul do Brasil); Joel Duarte, da MEPES –ES e UNEFAB ( União Nacional das Escolas Familiares Agrícolas do Brasil); Maria da Aparecida Geffer, presidente da ARCAFA-SUL e Instituto CEFFAS; Simone Almeida, secretaria da FETAEMA; João Batista Begnami, consultor de formação MDA; Maria José Morais, da CONTAG; Agnaldo Patrício ( ARCAFAS); Patrício Gulherme, assessor pedagógico do CEFFAS – PI; Antônia das Graças, presidente da ARCAFA Nordeste-Norte do Brasil; José Emanoel Sousa, presidente da UAEFAMA; Edson Marques, do MEC.

Já a comitiva de franceses veio representada por Marie Elisabeth, presidente da MFR de Isere na França; Alain Merlin, coordenadora do CFR; Marcel Teste, presidente do CFR; Marlene Rondeau, coordenadora da CFR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário