A reunião contou com a participação de 40 alunos, foram discutidos temas como funcionamento, o regimento interno, a proposta pedagógica
Marconni Lima/Ccom
Formação de líderes mirins no Cefti Raldir Cavalcante (Foto:Renan Soares)
Com o objetivo de analisar as concepções e significados atribuídos
pelos adolescentes a respeito de sua ação como protagonistas nos
diferentes espaços da escola e da comunidade, o Cefti Raldir Cavalcante
realizou o encontro com os alunos do 6º ao 9º ano.A reunião aconteceu nos dias 29 e 30 deste mês, das 14h às 16h30, com a participação de 40 alunos da escola, sendo 4 estudantes de cada sala, onde foram discutidos vários temas, dentre eles, o funcionamento da escola, o regimento interno, a proposta pedagógica da instituição e o protagonismo juvenil.
Formação de líderes mirins no Cefti Raldir Cavalcante( Foto: Renan Soares)
De
acordo com o diretor do centro, Carlos Eduardo, essa ideia surgiu após a
necessidade dos alunos se comportarem de fato como líderes, opinando e
debatendo assuntos de interesses em comum, como as melhorias para o
ambiente escolar. "Eles precisavam desse suporte para saberem o que é
ser um líder e de como buscarem soluções e alternativas para seus
questionamentos e interesses", disse.
Os estudantes fizeram um tour pela escola, onde observaram as
necessidades existentes no espaço e ainda elaboraram um plano de ação
dos líderes mirins respondendo questões propostas pelos professores,
onde tratavam sobre limpeza e organização das salas de aula, a
conservação da escola, um melhor recreio, como tornar as aulas mais
interessantes e como fazer com que os alunos melhorem nos estudos.Raiane Fortes estudante do 7º ano, disse que é importante participar de eventos que tratam de assuntos da escola. "O bom é que a gente participa, aprende mais e depois pode passar tudo para os outros alunos e ainda opinamos no que deve ser melhorado", disse a estudante de 12 anos que sugeriu mais aulas demonstrativas, visitas e dinâmicas na sala de aula.
Formação de líderes mirins no Cefti Raldir Cavalcante( Foto: Renan Soares)
Já
Mateus Henrique do 8º ano, propôs que os professores explorem mais os
recursos da escola para tornarem as aulas mais atraentes. "Gosto muito
do trabalho dos professores aqui do Raldir, e está sendo muito bom
participar desse projeto", disse Mateus, que já estudou em duas
instituições de ensino privadas, mas que se identificou mais com o
Cefti.
Os estudantes passarão ainda por um outro momento, onde serão expostos
todos os trabalhos realizados por eles e discutidos entre os professores
da escola juntos com a direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário