marcelo e othelino (2)
Os deputados Marcelo Tavares (PSB) e Othelino Neto (PCdoB) questionaram, na sessão desta terça-feira (26), o discurso de deputados governistas que foram à tribuna elogiar a mudança de perfil do Tarquínio Lopes, que passou a se chamar Hospital de Câncer do Maranhão, e que ainda foi “inaugurado” pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, nas antigas instalações.
Na tribuna, Othelino Neto reforçou o discurso do deputado Eduardo Braide (PMN) que teve, em 2011, aprovada uma emenda constitucional que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, mas que, até hoje, o Poder Executivo não encaminhou projeto de lei complementar para que sejam destinados recursos para o Hospital Aldenora Belo e para o agora Hospital do Câncer, antes Tarquínio Lopes.
“O governo do Maranhão, com a insensibilidade tradicional, demora três anos para regulamentar esse Fundo, porque trata esse assunto com tão pouca importância. E pior: brinca de cuidar do assunto quando diz que vai inaugurar, daqui a poucos dias, aquela clínica fantasma que recebe R$ 30 mil por mês de propriedade do candidato a governador apoiado pelo grupo Sarney, Edinho Lobão (PMDB)”, comentou Othelino Neto.
Segundo Marcelo Tavares, o governo só mudou o perfil do Tarquínio Lopes para Hospital do Câncer somente em razão de protestos de parlamentares da Oposição, que vem denunciando o descaso do governo com os pacientes com a doença no Maranhão.
Nada mais que o Geral
“É até bem-vindo este gesto do governo, mas nada mais é do que o Hospital Geral. Falam tanto e não houve nenhuma inauguração de hospital novo. É uma vergonha que nós tenhamos, ainda no ano de 2014, o Estado sem oferecer um serviço de radioterapia aos pacientes. De forma vergonhosa, o Maranhão, mais uma vez, deixa de apresentar uma solução correta, definitiva, exitosa para mais uma vez tentar enrolar a população”, disse Marcelo Tavares.
Marcelo acrescentou que, em vez de buscar uma solução definitiva para o problema, o Governo do Estado limitou-se a apenas fazer uma modificação do perfil do Hospital Tarquínio Lopes, que passa a ser agora um hospital contra o câncer. “Tudo bem, que seja, mas que, de fato, pudesse fazer todos os tratamentos necessários ao efetivo combate ao câncer. Este novo hospital está longe de apresentar a solução que a população do Maranhão precisa”, ressaltou.
Aldenora Belo superlotado
Othelino Neto reforçou as palavras de Marcelo Tavares, observando que o Hospital Aldenora Belo está superlotado e não tem condições de atender toda a demanda. “A rede pública ainda está muito longe de atender todas as pessoas que precisam desse tipo de assistência e, infelizmente, o governo do Maranhão não consegue tratar o assunto com a responsabilidade devida. E olha que é um assunto de grande repercussão social”, disse.
O deputado do PCdoB salientou que é grande o sofrimento das pessoas acometidas pelo câncer e que dependem do atendimento do serviço público de saúde. “Infelizmente, esta doença já provoca sofrimentos, os mais diversos, na pessoa que está doente, nos familiares. Enfim, é uma doença que tem, além dos transtornos que ela mesma impõe ao paciente, todo um conjunto de dificuldades que a família enfrenta”, afirmou.