terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeitura discute transporte público com deficientes visuais



O objetivo foi atender às reivindicações de pessoas com deficiências visuais que usam o transporte alternativo

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Diretos Humanos de Timon (SEMDH), participou na manhã desta terça-feira (25), na sede do Ministério Público, de uma reunião com o Promotor do Consumidor de Timon, Giovanni Papini Cavalcanti, representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVIT), representantes do Sindicato dos Proprietários de Transportes Autônomos de Passageiros de Timon (SINPTRAT), representante do legislativo e representante da empresa de transporte alternativo COOPERVANT.

O objetivo da Prefeitura em articular essa reunião foi atender às reivindicações de pessoas com deficiências visuais que usam o transporte alternativo na cidade de Timon. O secretário de Diretos Humanos do município, Helder Kaic, explicou de que forma a SEMDH vai ajudar essa pessoas. “Os diretos deles serão validados mediante uma regularização do transporte públicos municipal. O que temos hoje é uma total falta de respeito com o usuário, principalmente os deficientes visuais, físicos, idosos e da população em geral. Nossa parte foi provocar essa discursão, cobrar aos órgãos competentes que os diretos do cidadão sejam respeitados”.

O assessor da SEMDH, Francisco Neto, complementa. “Essa articulação realizada hoje mostra que a Prefeitura tem interesse que os verdadeiros direitos dos cidadãos sejam respeitados. Esse é um interesse do próprio Prefeito Luciano Leitoa que qualquer pessoa, com deficiência ou não, tenha sua cidadania respeitada”, completou.

Durante a reunião todos tiveram direto à fala, além de explicarem as principais dificuldades de cada parte. A representante do SINPTRAT, Lidinalva Ribeiro, explica que o sindicato irá redobrar as fiscalizações, além de realizar um diálogo direto com os proprietários das cooperativas e seus respectivos funcionários, nesse caso os motoristas das Vans. “Achamos plausível as reivindicações e mediante isso, iremos realizar uma reciclagem no atendimento ofertado à população. Estaremos repassando todas as informações aos condutores e reforçar o respeito que devem ter com as pessoas deficientes”.

Atento em ouvir cada parte, o Promotor, Giovanni Papini Cavalcanti, falou das medidas a serem tomadas pela Promotoria do Município e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Mandarei um ofício ao pessoal do SINTRAT propondo um termo de ajustamento de conduta. Vou esperar em contrapartida do pessoal da ADVIT um relatório circunstanciado para que eu possa fundamentar no meu procedimento todos os seus reclames. O importante é regulamentar nosso sistema de transporte público em Timon, para que possamos mostrar à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que a empresa que ganhar a licitação, no próximo ano, se adapte às nossas exigências. Agradeço a Secretaria dos Diretos Humanos pelo convite e pela força de encarar um problema, que é nosso e que atende os diretos dos todos”.

Paulíçio Daniel é deficiente visual e comenta o resultado da reunião idealizada pela Prefeitura. “Nosso objetivo hoje, foi exigir nossos direitos como cidadão, diretos esses que não estão sendo respeitados pelos condutores de algumas Vans aqui em Timon. Queremos ser tratados com respeito e precisamos de acessibilidade. Graças a Deus essa reunião promovida aqui mostra que os resultados estão vindo”, finalizou.


Imagem: CGCOMReunião sobre transporte público(Imagem:CGCOM)Reunião sobre transporte público 

Imagem: CGCOMReunião sobre transporte público(Imagem:CGCOM)Reunião sobre transporte público

Nenhum comentário:

Postar um comentário