sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sindicatos destacam pagamento de servidores no dia 31 de janeiro






Os sindicatos que representam os servidores públicos do Estado do Maranhão comemoraram a determinação do governador Flávio Dino de pagar os salários neste sábado (31). Previsto inicialmente para o dia 3 de fevereiro, o pagamento, ainda no mês de janeiro, contemplará os 112 mil servidores ativos e inativos do Estado.

A determinação mostra o comprometimento do governo com os servidores públicos. “Essa é uma prova de que o atual governo valoriza os servidores e cumpre o que promete. Nos prometeram que se esforçariam para reduzir os gastos e antecipar os nossos pagamentos e estão fazendo isso”, elogiou o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, Antônio Benigno Portela.

Divulgada na quarta-feira (28), a notícia foi amplamente festejada pelos servidores. “Cada um que ficava sabendo da antecipação tratou de repassar imediatamente a boa notícia para todos os outros servidores. Isso demonstra que o governo está comprometido com as causas dos servidores públicos”, pontuou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão, Cleinaldo Lopes.

“O governo se esforçou e está conseguindo dar um retorno positivo para os servidores. Espero que consigamos atingir também essa antecipação nos próximos meses”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.

Tabela do dia máximo

A gestão anterior deixou uma dívida de R$ 1,1 bilhão e apenas R$ 24 milhões em caixa para honrar as despesas. Além do débito bilionário, a administração também herdou parcelas de pagamentos vencidas. Com as dívidas, a antecipação do pagamento neste mês somente foi possível com a determinação do governador para contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, redução dos contratos vigentes e melhor aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, o calendário divulgado inicialmente, com a previsão de pagamento no máximo para o segundo dia útil de cada mês ainda está mantido.

“Sabemos da importância do servidor para a garantia dos serviços públicos com qualidade à população. A diretriz do governador Flávio Dino é que todos os esforços sejam feitos para que possamos pagar os vencimentos no mês trabalhado. No entanto, não podemos antecipar com precisão a estimativa de receitas do Estado e isto faz com que haja necessidade de mantermos, por enquanto, o calendário de pagamento previamente divulgado”, explicou.

A estrutura da administração estadual conta, atualmente, com 112 mil servidores públicos. Deste total, 74 mil são ativos – entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta – e 38 mil inativos, considerando aposentados e pensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário