sexta-feira, 6 de março de 2015

Dengue: Timon intensifica ações de combate à doença



Além dos trabalhos de rotina realizados pelos agentes de endemias de Timon visando o combate à Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a intensificação dos serviços para evitar que ocorra a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

“Com a chegada do período chuvoso, resolvemos reunir os agentes de endemias para traçar ações que venham intensificar os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue. Nosso objetivo é instruir a população para evitar a multiplicação de casos da doença no município”, relatou o secretário municipal de saúde, Marcio Sá.

De acordo com o gestor, a campanha de intensificação dos trabalhos já está nas ruas para a conscientização da população. Ele informa que a Vigilância em Saúde (VISA) tem feito seu papel contra o mosquito e que o Departamento segue um cronograma semanal no combate à Dengue.

Dolamito Marques, coordenador de Endemias do município, destaca que o trabalho visa fazer vistorias das casas com orientações, a cada morador, sobre os cuidados que devem tomar para não acumularem água em recipientes que sirvam de criadouro ao mosquito da Dengue. “Estamos com as equipes nas ruas realizando visitas domiciliares, com orientações à comunidade e realizando ainda a nebulização veicular e perifocal, esta feita em terrenos, jardins e locais com focos de Dengue”, explicou Marques.

Fumacê deve ser usado com prudência
O coordenador esclareceu ainda que a Secretaria de Saúde está atendendo todas as reclamações e denúncias da comunidade, mas explica que a aplicação do “fumacê”, que consiste no uso de substâncias químicas (inseticidas) para o controle químico do vetor nas fases larvária e adulta, deve ser feita de forma controlada.

“A intensificação desse inseticida pode ocasionar no desenvolvimento de resistência às substâncias químicas por parte do mosquito. Dessa maneira, embora haja muitos pedidos, é necessário um intervalo de tempo considerável para que o produto volte a ser aplicado. Por isso, reforçamos que a colaboração da população nos procedimentos preventivos é a medida mais prudente e indispensável no combate à Dengue. Assim, retirar água em excesso dos vasos de plantas, garrafas, pneus e demais objetos que possam vir a acumular líquido no período das chuvas é necessário por parte da comunidade, bem como tampar as caixas d’água e sempre vistoriar os quintais e varandas”, finalizou Dolamito.(Secom)


Imagem: SEMSClique para ampliarIntensificação dos serviços de combate ao mosquito da Dengue(Imagem:SEMS)Intensificação dos serviços de combate ao mosquito da Dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário